Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9WHKN
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Relações entre currículo oficial e práticas pedagógicas em Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Authors: Fernanda de Fatima Fazzi
First Advisor: Maria Manuela Martins Soares David
First Referee: Samira Zaidan
Second Referee: Adair Mendes Nacarato
Third Referee: Roseli de Alvarenga Corrêa
Abstract: Neste trabalho, busco investigar relações de aproximação e de distanciamento entre o currículo oficial da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte e as práticas pedagógicas nas aulas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de Belo Horizonte, com uma professora efetiva nesse sistema de ensino há mais de vinte anos. Durante três meses, acompanhei as aulas dessa professora, as rotinas, os materiais, os recursos didáticos e metodológicos utilizados por ela. Concomitantemente à observação em sala de aula, participei de quatro encontros de um curso de formação em serviço que aconteceu durante um ano letivo no campo da pesquisa. A formadora foi contratada pela direção da escola para ir mensalmente à instituição, durante o turno regular de trabalho, prestar assessoria de ensino de Matemática ao grupo de professores atuantes no Primeiro e no Segundo Ciclo de Idade de Formação. As observações foram registradas em diário de campo e alguns dados foram coletados por meio de fotografias e de gravação em áudio. Como parte integrante da coleta do material empírico, recorri ainda a entrevistas com a professora dos anos iniciais e com a professora formadora. Minha análise foi fundamentada nos estudos de J. Gimeno Sacristán sobre as diferentes dimensões do currículo que interferem de forma direta nas práticas pedagógicas. Também me apoiei nas discussões de João Pedro da Ponte sobre práticas docentes de professores de Matemática. Além de reiterar alguns resultados já apresentados em pesquisas anteriores sobre os desafios enfrentados por professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental no ensino da Matemática, considerando a formação inicial e continuada desses profissionais, meu estudo aponta para a necessidade de aprofundamento de outras discussões pertinentes no que tange à investigação de práticas pedagógicas em Matemática nesse nível de ensino. Ainda que o documento oficial tenha se mostrado como uma referência importante para a professora observada, percebi muitos aspectos inovadores nas práticas educativas dessa professora derivados, segundo ela, do curso de formação em serviço. Nesse sentido, refleti sobre como um curso que totalizou, no segundo semestre letivo, apenas oito horas/aula teve resultados efetivos e em curto prazo nas práticas docentes investigadas. Também discuti o fato de as avaliações externas assumirem, em alguns momentos, a função do currículo oficial, prescrevendo o trabalho realizado na sala de aula da professora observada.
Abstract: In this work, I look to investigate approaching and distancing between the official curriculum of Belo Horizontes Municipal School System and the pedagogical practices in Mathematics classes on the initial years of the Elementary School. The research was developed at a municipal school in Belo Horizonte, with a teacher who has been effective in this teaching system for over twenty years. For three months, I have accompanied this teachers classes, the routines, the materials, the teaching and methodological resources that she used. Concomitantly to the classroom observation, I have participated in four meetings of a service formation course that took place for an academic year on the research field. The trainer was hired by the schools administration to go to the institution monthly, during the regular work shift, to advise the teachers acting in the First and the Second Cycle of Formation about Mathematical teaching. The observations were registered on a field journal and some data were collected through photography and audio recordings. As a part of the empirical material collection, I have appealed to interviews with the initial years teacher and the trainer. My analysis was founded on J. Gimeno Sacristáns studies on the different dimensions of the curriculum that affect directly on the pedagogical practices. I have also relied on João Pedro da Pontes discussions about teaching practices of Mathematics teachers. In addition to reiterating some results already presented on previous researches about the challenges faced by teachers of the first years of Elementary Schoolon Mathematical teaching, considering the initial and continued formation of those professionals, my study points to the necessity of further developing of other pertinent discussions regarding the investigation of Mathematics pedagogical practices in that level of education. Although the official document has come out as an important reference to the teacher who has been watched, I noticed numerous innovative aspects on her educational practices that, according to her, were derivatives from the service formation course. From this vantage point, I have reflected on how a course that totalized only eight lesson hours on the second academic semester had effective and short-term results on the investigated teaching practices. I have also discussed the fact that the external evaluations took, at some points, the official curriculums function, prescribing the work that has been done in the classroom by the observed teacher.
Subject: Matematica Estudo e ensino
Curriculos
Educação
Ensino fundamental
Professores Formação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9WHKN
Issue Date: 30-Jun-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_fernanda_fazzi_vers_o_final.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.