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dc.contributor.advisor1Francisca Izabel Pereira Macielpt_BR
dc.contributor.referee1Sara Mourao Monteiropt_BR
dc.contributor.referee2Valeria Barbosa de Resendept_BR
dc.contributor.referee3Sônia Maria dos Santospt_BR
dc.creatorRegilane Gava Lovatopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T23:03:12Z-
dc.date.available2019-08-12T23:03:12Z-
dc.date.issued2016-02-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9WJLX-
dc.description.abstractThis paper approaches the study continuing education of PNAIC 2013, whose discussions were guided in the process of literacy and literacy in Portuguese and was aimed reflect and improve teaching practice of literacy teachers. The purpose of the study consisted in analyzing practices and teaching knowledge, teachers in the municipality of Castelo - ES after received training in 2013. It was used a qualitative approach methodology through the case study and the tools for data collection which were: document analysis; semistructured interviews; observations of the weekly schedules and literature of dissertations and those on PNAIC. The Data were analyzed based on studies of continuing education Pimenta (1999, 2012), Perrenoud (2002), Souza (2006b), Chartier (2007), Kramer (2010), Rosa (2014), Salomão (2014), Souza (2014), Ferreira (2015), Resende (2015), Santos (2015), Tedesco (2015) and on teaching practices and knowledge of Veiga (1992) Zabala (1998) and Tardif (2000, 2014). From training in PNAIC, the literacy teachers highlighted that the training possible to organize the teaching profession through teaching sequences and delight reading. Although the concept of didactic sequence has not been discussed in depth during training, this proposal was very present in the planning and there has been an improvement over doing teaching, to rethink literacy practices. For teachers to lead reading as an activity, aroused the interest of children in reading, mainly literary reading, since the students have access to tasks in the classroom, which can be reading both by them and by literacy teachers. The research shows advances in training and raises questions about the importance of training to be more locally contextualized conceptual inaccuracies - in the redefinition of the practices of the teachers of literacy and letrar and excessive ongoing reviews, formative, diagnostic and outer proposed by PNAIC and the state of Espirito Santo, Brazil.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo a formação continuada do PNAIC de 2013, cujas discussões pautaram-se no processo de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e teve como meta refletir e aprimorar a prática docente dos professores alfabetizadores. O objetivo da pesquisa constituiu em analisar práticas e saberes docentes, de professores, do município de Castelo - ES, após formação recebida em 2013. Utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso e os instrumentos para coleta de dados foram: análise de documentos; entrevista semiestruturada; observações dos planejamentos semanais e pesquisa bibliográfica das dissertações e teses sobre o PNAIC. Os dados foram analisados com base nos estudos sobre formação continuada de Pimenta (1999, 2012), Perrenoud (2002), Souza (2006b), Chartier (2007), Kramer (2010), Rosa (2014), Salomão (2014), Souza (2014), Ferreira (2015), Resende (2015), Santos (2015), Tedesco (2015) e sobre práticas e saberes docentes de Veiga (1992), Zabala (1998) e Tardif (2000, 2014). Da formação recebida no PNAIC, as professoras alfabetizadoras destacaram que a formação possibilitou organizar o trabalho docente por meio de sequências didáticas e leitura deleite. Ainda que o conceito de sequência didática não tenha sido discutido de forma aprofundada durante a formação, essa proposta foi bem presente nos planejamentos e, observa-se um avanço em relação ao fazer docente, no sentido de repensar as práticas de alfabetização. Para as professoras a leitura deleite, como atividade, despertou o interesse das crianças pela leitura, principalmente, a leitura literária, já que os discentes têm acesso as obras na sala de aula, que podem ser lidas tanto por eles, como pelas professoras alfabetizadoras. A pesquisa aponta avanços na formação e suscita questionamentos sobre a importância das formações serem mais contextualizadas localmente, imprecisões conceituais na ressignificação das práticas das professoras de alfabetizar e letrar e excesso de avaliações permanente, formativa, diagnóstica e externa propostas pelo PNAIC e o Estado do Espírito Santo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuada do PNAIC de 2013pt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectLeitura deleitept_BR
dc.subjectPráticas e Saberes docentespt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.titleO pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC/2013) e os professores do município de Castelo ESpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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