Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA2J8L
Type: Tese de Doutorado
Title: Da prática educativa a uma educação pela prática: o ensino de história com o museu e com a literatura
Authors: Júlio César Virgínio da Costa
First Advisor: Junia Sales Pereira
First Referee: Soraia Freitas Dutra
Second Referee: Eucidio Pimenta Arruda
Third Referee: Elizabeth Aparecida Duque Seabra
metadata.dc.contributor.referee4: Marcelo Santos Abreu
Abstract: Esta tese tem como tema principal a análise das narrativas elaboradas pelos docentes de história da educação básica em Belo Horizonte, a partir de práticas educativas desenvolvidas na relação da escola com o museu. Busquei identificar como essas práticas foram desenvolvidas, refletidas e mobilizadas em salas de aula na dinâmica que envolve a pré-visita e o pós-visita. Foram analisadas as perspectivas que orientaram os docentes de história a abordar o museu em sua prática educativa e fundamentaram suas ações no processo de preparação e realização para a atividade da visita e para a atividade do pós-visita. A pesquisa elucidou aspectos da relação escola-museu e, nela, do uso da literatura na prática docente, colocando em discussão a relação entre as práticas e os saberes docentes no campo do conhecimento histórico. Interessam-nos as influências do setor educativo do museu no processo de formação continuada dos docentes de história e em suas ações pedagógicas na interface entre a escola e o museu, nesse caso, especificamente, um museu cujo objeto é a pré-história brasileira. Essa análise se dá a partir dos dados coletados em entrevistas semiestruturadas feitas com os sujeitos diretos desta pesquisa (docentes) e profissionais do museu de Ciências Naturais da PUC Minas, de uma entrevista caminhante, realizada no museu com o coletivo de professores das escolas participantes, das práticas do pós-visita gravadas e transcritas nas atividades (com os sujeitos indiretos: estudantes), além da análise de práticas estabelecidas no ambiente museal e do caderno de campo que foi utilizado em diversos momentos: museu (Setor Educativo e expositivo), escolas (salas de aula e visita ao museu). As principais contribuições da pesquisa dizem respeito à relação estabelecida entre os docentes, os ambientes culturalmente estruturados (como os museus) e os processos pedagógicos por eles desenvolvidos por meio de artefatos culturais (como os livros literários), com vistas à promoção de um ensino de história que considere os usos do passado e as formas de percepção das temporalidades pelos estudantes, por meio da promoção de uma prática pedagógica significativa.
Abstract: This thesis has as main theme the analysis of the narratives prepared by the basic education history teacher in Belo Horizonte from educational practices developed in the school's relationship with the museum. I tried to identify how these practices were developed and deployed reflected in classroom dynamics that involves pre-visit and post-visit. The perspectives that guided the history teachers to approach the museum in its educational practice and based their actions on the process of preparation and realization for the visit activity and post-visit activity were analyzed. The research has elucidated aspects of school-museum, and it's use of literature in teaching practice, discussing the relationship between the practices and teaching knowledge in historical knowledge field. They are interested in the influence of the educational museum sector in the process of continuing education of history teachers and their pedagogical actions in the interface between the school and the museum, in this case, specifically, a museum whose purpose is the Brazilian prehistory. This analysis starts from the data collected in semi-structured interviews with the direct subjects of this research (teachers) and professionals from the Natural Sciences Museum of PUC Minas, a walker interview at the museum with the collective of teachers from participating schools, post-visit practices recorded and transcribed in the activities (with the indirect subject: students), as well as analysis of practices established in the museum environment and field notebook that was used at various times: museum (Education Sector and exhibition) schools (classrooms and museum visit). The main contributions of the research concerning the relationship established between teachers and culturally structured environments (such as museums), and the pedagogical processes they developed through cultural artifacts (such as literary books) with a view to promoting the teaching history that considers the past uses and forms of perception of temporality by students by promoting a significant pedagogical practice.
Subject: Educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA2J8L
Issue Date: 26-Feb-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.final.julio.16.03.2016.pdf4.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.