Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA3ELB
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Um olhar sobre práticas pedagógicas que transgridem os estereótipos de gênero na educação infantil na região metropolitana de Belo Horizonte
Authors: Lorena Marinho Silva Aguiar
First Advisor: Julio Emilio Diniz Pereira
First Referee: Daniela Auad
Second Referee: Shirley Aparecida de Miranda
Abstract: A presente investigação trata-se de uma pesquisa de mestrado que teve como principal objetivo analisar as práticas pedagógicas de professoras de educação infantil que, inseridas em uma cultura heteronormativa e sexista, procuram, por meio de suas práticas, transgredir os estereótipos de gênero. Pretendeu-se, ainda, identificar, nas práticas pedagógicas dessas profissionais, os momentos/movimentos de resistência e questionamentos aos modelos pré-determinados socialmente e compreender, mediante a visão das/dos docentes, como a legislação, as reformas educacionais, as relações interpessoais, as condições de vida afetam a atuação profissional em uma perspectiva de gênero. Em relação ao aspecto metodológico, trabalhamos com uma pesquisa de natureza qualitativa e para a coleta de dados foram realizadas observações em sala de aula intercaladas com entrevistas semi-estruturadas com professoras de Educação Infantil que lecionam em Contagem e Belo Horizonte/MG. A dissertação analisou as práticas pedagógicas e refletiu/discutiu se essas transgrediram os estereótipos de gênero ou não, demonstrando a importância de tais ações para a desconstrução de identidades hegemônicas e heteronormativas. Como resultado, apresentamos práticas pedagógicas que se mostraram relevantes no que diz respeito às transgressões dos estereótipos de gênero. Foram práticas que se fizeram presentes no cotidiano das docentes, ou seja, não foram planejadas para a pesquisa. Ao final desta pesquisa, apontamos para a necessidade de formação docente na área de gênero e sexualidade. Também acreditamos que a mesma poderá contribuir para (re)pensarmos práticas pedagógicas em prol de uma educação não discriminatória e mais democrática.
Abstract: This thesis is a Masters research and has had as main objective to analyze the pedagogical practices of early childhood education teachers who, embedded in a heteronormative and sexist culture, seek, through their practices, to transgress gender stereotypes. It was also intended to identify, in the pedagogical practices of these professionals, movements/moments of resistance and questions directed to these socially predetermined models and understand, through the vision of these educators, how legislation, educational reforms, interpersonal relationships, living conditions affect the professional performance from a gender perspective. Regarding to the methodological aspect, I have developed a qualitative research and, in order to collect data, I have made observations in the classroom and done semi-structured interviews with early childhood education teachers who teach in Contagem and Belo Horizonte, Brazil. The thesis has analyzed their pedagogical practices reflecting/discussing whether or not these practices transgressed gender stereotypes, demonstrating the importance of such actions to the deconstruction of hegemonic and heteronormative identities. As a result, it presents highly relevant pedagogical practices regarding the transgressions of gender stereotypes. These were practices that took place in the daily activities of teachers; it means that they were not planned for this research. At the end of this research process, I suggest the need for an investment in teacher education in the area of gender and sexuality. I also believe this research may help to (re)think teaching practices towards a non-discriminatory and democratic education.
Subject: Educação pre-escolar
Estereótipo (Psicologia)
Educação
Prática de ensino
Relações de gênero
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA3ELB
Issue Date: 26-Feb-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.