Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA3ET9
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Maria Lacerda de Moura e o estudo científico da criança patrícia em Minas Gerais (1908-1925)
Autor(es): Paula Cristina David Guimarães
Primeiro Orientador: Maria Cristina Soares de Gouvea
Primeiro membro da banca : Mirian Jorge Warde
Segundo membro da banca: Monica Yumi Jinzenji
Resumo: Este trabalho investiga o projeto de estudo científico da criança idealizado por Maria Lacerda de Moura entre os anos de 1908 e 1925. Este recorte se estabelece tendo em vista o início de sua trajetória como professora da Escola Normal Municipal de Barbacena, MG (1908), e a última publicação que direcionou para a educação da infância (1925). Para a pesquisa, foram elencadas fontes históricas diversas, como o requerimento enviado por Maria Lacerda de Moura à Secretaria do Interior de Minas Gerais, solicitando autorização para realizar experiências de psicologia experimental com as crianças das escolas de Barbacena; os pareceres emitidos por esse órgão sobre o pedido da professora; parte da produção intelectual de Maria Lacerda de Moura, que reúne livros, artigos e conferências; documentos da Escola Normal em que trabalhou, como os livros de fiscalização e as atas da congregação; além de jornais e da legislação educacional do período. Com os dados colhidos o interesse foi: 1) Conhecer a formação de Maria Lacerda de Moura, verificando em que medida ela contribuiu para a formação de suas ideias sobre a ciência aplicada à educação da infância; 2) Descrever e analisar o pedido da professora mineira juntamente com os pareceres emitidos, identificando como foi a recepção das experiências da psicologia experimental no estado de Minas Gerais naquele momento; 3) Localizar o contexto intelectual no qual Maria Lacerda de Moura pensou o seu projeto de estudo científico da infância; 4) Identificar as experiências que pretendeu desenvolver em Barbacena, bem como os autores e os estudos que nortearam seu trabalho. Para a análise dos dados, o entendimento sobre as relações de poder e sobre a produção de saber e de verdade foi importante para a compreensão de um projeto que gerou uma série de discursos sobre a inserção dos saberes científicos nas escolas mineiras. Os resultados apontam que a formação de Maria Lacerda de Moura influenciou diretamente o seu projeto de estudo científico da criança. Apontam também que a recepção de seu projeto em Minas Gerais foi permeada por suspeitas que recaiam ora sobre a nascente psicologia experimental, ora sobre a condição de mulher de sua idealizadora. Ainda indicam que a possibilidade de escrita desse projeto se deu em meio a diálogos diversos com diferentes ciências, como a medicina, a fisiologia, a pedologia e a psicologia.
Abstract: This work investigates the project of child scientific study conceived by Maria Lacerda de Moura between the years 1908 and 1925. This interval is established taking into consideration the beginning of her career as a teacher of the Normal School of Barbacena, MG (1908) and her last publication directed to the education of children (1925). For the research, several historical sources were listed, such as the application sent by Maria Lacerda de Moura to the Secretary of the Interior of Minas Gerais, requesting authorization to conduct experimental psychology experiences with children from Barbacena schools; the opinions issued by that body on the request of the teacher; part of the intellectual production of Maria Lacerda de Moura, which includes books, papers and conferences; documents from the Normal School where she worked, such as inspection books and minutes of the congregation; as well as newspapers about educational legislation published in that period. With the data collected, the interest was: 1) to know the formation of Maria Lacerda de Moura, checking to what extent she contributed with her ideas about science applied to education of children; 2) to describe and analyze the application of the teacher along with the views expressed, identifying how was the reception of the experiences of experimental psychology in the state of Minas Gerais at the time; 3) to locate the intellectual context in which Maria Lacerda de Moura thought her project of scientific study of childhood; 4) to identify the experiences she sought to develop in Barbacena, as well as the authors and studies that guided her work. For data analysis, the understanding of the power relations and the production of knowledge and truth was important to understand a project that has generated a series of discourses on the insertion of scientific knowledge in Minas Gerais schools. The results indicate that the formation of Maria Lacerda de Moura directly influenced her project of child scientific study. They also point out that the reception of her project in Minas Gerais was pervaded by suspicion concerning, sometimes, the nascent experimental psychology, and, other times, the womanly condition of her creator. They indicate, moreover, that the possibility of writing of this project took place amid various dialogues with different sciences, such as medicine, physiology, soil science and psychology.
Assunto: Educação de crianças Historia
Psicologia educacional História
Educação
Educação Historia Minas Gerais
Moura, Maria Lacerda de, 1887-1945
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA3ET9
Data do documento: 26-Fev-2016
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_doutorado_paula_c_david_guimar_es.pdf4.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.