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Type: Tese de Doutorado
Title: Protagonismo da classe C na avenida chamada Brasil: representações, enquadramentos e empoderamentos da realidade na ficção da telenovela
Authors: Gilvan Ferreira de Araujo
First Advisor: Vera Regina Veiga Franca
First Referee: Maria Helena Weber
Second Referee: Denise Figueiredo Barros do Prado
Third Referee: Angela Cristina Salgueiro Marques
metadata.dc.contributor.referee4: Paula Guimarães Simões
Abstract: De que maneira podemos entender as telenovelas como dispositivos capazes de realçar e projetar novos enquadramentos da classe C em situações cotidianas, de forma a transformar a imagem simbólica dos personagens representantes dessa classe em sujeitos empoderados socialmente? Esta é a pergunta central desta pesquisa. Em busca de sua resposta, nosso objetivo geral foi promover um resgate histórico,identificando a televisão e seu principal produto, a telenovela, como um dispositivo capaz de enquadrar e representar as distinções sociais, buscando entender essa questão através do nosso objeto empírico, a telenovela Avenida Brasil. Produzida originalmente e exibida no Brasil pela Rede Globo de Televisão, em 2012, buscamos entender se essanovela foi capaz de promover o empoderamento da classe C, ou seja, se motivou essa classe para uma articulação de interesses, no sentido de conquistar plenamente direitos de cidadania e influenciar as ações do Estado em prol de suas reivindicações. A metodologia adotada na investigação desse objeto empírico, baseada em um estudo de caso, foi construída a partir de três conceitos operadores: enquadramento,representação e empoderamento. Nosso corpus foi constituído por 31 capítulos da novela, que foram analisados através de seis enquadramentos elencados para a discussão das distinções sociais dentro da trama televisiva, a saber: moradia, refeições, trabalho, dinheiro, intimidades e família. Em cada um desses enquadramentos, mostramos ângulos das distinções de classe, destacando, qualitativamente, os diferentes comportamentos e o perfil dos personagens em diferentes núcleos da novela, buscando entender se Avenida Brasil foi mesmo um dispositivo capaz de representar os novos olhares do cotidiano da classe C. Nossa conclusão aponta para o sucesso da novela na promoção de diversos enquadramentos de classe e formas de representação, mas também comprova a ineficiência no empoderamento da classe C através do objeto pesquisado.
Abstract: How can we understand soap operas as devices capable of enhancing and creating a new framing that presents the lower class in everyday situations, in a way that transforms the symbolic imagery of the characters that represent this class into socially empowered individuals? This is the main question of this research. Searching for the answer, our overall objective is to promote a historical rescue, identifying television and its flagship product, the soap opera, as a device able to frame and represent social distinctions. We are seeking to understand this question through our empirical subject, the soap opera Avenida Brasil. Produced originally and displayed in Brazil by Globo TV in 2012, we sought to understand whether this soap opera was able to promote the empowerment of the lower class, that is, to motivate this class into an articulation of interests in order to fully achieve citizenship rights and influence government actions in support of their claims. The methodology used in the investigation of this empirical subject, based on a casestudy, was constructed from three concepts: framing, representation and empowerment. Our corpus consisted of 31 episodes from the soap opera, which were analyzed through six listed frameworks, being: housing, meals, work, money, intimacy and family, for the discussion of social distinctions within the television frame. In each of these frames, we show the angles of class distinctions, qualitatively highlighting different behaviors and the character profiles in different settings of the soap opera, trying to understand if Avenida Brasil even is a device capable of representing the point of view of the lower class. Our conclusion points to the success of the soap opera in promoting many class framings and forms of representation, but also proves the inefficiency to empower the lower class through the researched subject.
Subject: Televisão
Comunicação
Telenovelas
Classes sociais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA9NYE
Issue Date: 18-Apr-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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