Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAFGF4
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Laura Guimaraes Correapt_BR
dc.contributor.referee1Andre Melo Mendespt_BR
dc.contributor.referee2Angela Cristina Salgueiro Marquespt_BR
dc.creatorMaria Aparecida Pintopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T16:36:44Z-
dc.date.available2019-08-09T16:36:44Z-
dc.date.issued2016-03-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAFGF4-
dc.description.abstractIn this study, the objective is to analyze how discourses of celebrity journalism in American cartoon shown in Brazil The Fairly Odd Parents are constructed, in order to understand how the work is represented. This journalism is considered as a specialized part of the Field where social reality is understood through the events that relate about celebrities. We see the historical construction of a professional culture in which they engender languages, actions, perspectives and ways of being that involve identification of celebrity journalism like discourse. This situation approaches this practice of the infotainment's media productions and departs from that noble journalism's sectors, politics and economics. The celebrity journalism is questioned about their social importance and about their journalistic practice condition. Studies about the infotainment allow develop how this distinction between the journalistic specializations is historically constructed, considering the notion of public sphere. The episodes The blondes have more fun and Anti Poof of The Fairly Odd Parents comprise the corpus of research. The French discourse analysis is the theoretical and methodological perspective adopted. The representation of the specialty is analyzed through characters that are celebrity journalists, Hart and Bob Glimmer, based on concepts of socio-discursive imaginary (CHARAUDEAU, 2007) and ethos (MAINGUENEAU, 2012). Hart and Bob lampoon the ethos of celebrity journalism, but mock the ethos of the Field too. The celebrity journalism is historically constructed, being constituted by the political, economic, social and ideological dynamics, but also forming them.pt_BR
dc.description.resumoNo presente estudo, objetiva-se analisar como são construídos discursos sobre o jornalismo de celebridades no desenho animado estadunidense exibido no Brasil Os Padrinhos Mágicos de forma a compreender como a profissão é representada. Considera-se esse jornalismo como uma vertente especializada do Campo em que a realidade social é compreendida por meio dos acontecimentos que se relacionam com as celebridades. Percebe-se a construção histórica de uma cultura profissional em que se engendram linguagens, ações, perspectivas e modos de ser que implicam a identificação do jornalismo de celebridades como discurso. Essa conjuntura aproxima a prática das produções midiáticas do infotenimento e afasta-a dos setores nobres do jornalismo, política e economia. O jornalismo de celebridades é questionado acerca de sua importância social e sobre a sua condição de prática jornalística. Estudos sobre o infotenimento permitem desenvolver como se constrói historicamente essa diferenciação entre especializações jornalísticas ao pensar-se o conceito de esfera pública. Os episódios Louras se divertem mais e Anti Poof de Os Padrinhos Mágicos constituem o corpus do trabalho. Adota-se a perspectiva teórico-metodológica da análise do discurso francesa. A representação da especialidade é analisada por meio das personagens jornalistas de celebridades Hart e Bob Glimmer baseando-se nos conceitos de imaginário sociodiscursivo (CHARAUDEAU, 2007) e ethos (MAINGUENEAU, 2012). Hart e Bob satirizam o ethos do jornalismo de celebridades, mas ironizam também o ethos do Campo. O jornalismo de celebridades constrói-se historicamente sendo constituído por dinâmicas políticas, econômicas, sociais e ideológicas, mas também as compondo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImaginário sociodiscursivopt_BR
dc.subjectJornalismo de celebridadespt_BR
dc.subjectInfotenimentopt_BR
dc.subjectCelebridadespt_BR
dc.subjectEthospt_BR
dc.subject.otherPadrinhos mágicos (Programa de televisão)pt_BR
dc.subject.otherComunicaçãopt_BR
dc.subject.otherImagináriopt_BR
dc.subject.otherCelebridadespt_BR
dc.subject.otherEthospt_BR
dc.titleAs personagens do jornalismo de celebridades: Hart e Bob como representações do jornalismo na animação Os padrinhos mágicospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_as_personagens_do_jornalismo_de_celebridades_finalizada.pdf4.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.