Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAFMK7
Tipo: Tese de Doutorado
Título: A reflexão interativa com instrumento de desenvolvimento profissional: um estudo com professores de inglês da escola pública
Autor(es): Rosane Rocha Pessoa
Primeiro Orientador: Kevin John Keys
Primeiro membro da banca : João Antônio Telles
Segundo membro da banca: Maria Helena Abrahão
Terceiro membro da banca: Laura Stella Miccoli
Quarto membro da banca: Heliana Ribeiro de Mello
Resumo: O presente estudo, de cunho qualitativo, investiga a reflexão interativa de quatro professores de inglês da rede municipal de ensino de Goiânia no Estado de Goiás. Partindo do princípio de que não apenas a reflexão, como também a interação de professores são instrumentos poderosos para a formação docente, objetivou-se examinar as reflexões desses professores sobre sua prática pedagógica e sobre as conseqüênciasdessa prática para os alunos, bem como verificar se a reflexão interativa sobre os eventos de sala de aula propicia o desenvolvimento profissional. Três perspectivas teóricas fundamentaram a realização deste estudo. A primeira refere-se à abordagem reflexiva, que tem se firmado como um caminho desejável para o desenvolvimento profissional. A segunda diz respeito à interação de professores,considerada por vários autores como uma estratégia poderosa para tornar esses profissionais conscientes das possibilidades educacionais de sua prática. A terceira perspectiva teórica contempla as tendências contemporâneas de ensino de línguas, a partir da qual situa-se a questão do ensino de línguas estrangeiras na escola pública.Os resultados evidenciaram que, com o processo de reflexão, os professores passaram a descrever suas aulas de forma a incluir as conseqüências de sua prática para os alunos. Além disso, a reflexão interativa permitiu que várias teorias práticas dos professores fossem desveladas e discutidas, gerando teorias consensuais relevantes parao debate sobre ensino de línguas estrangeiras na escola pública. As reflexões feitas sobre os resultados do processo de ensinoaprendizagem se mostraram mais ricas, pois, ao focalizá-los, os professores se autocriticaram e perceberam a necessidade demudanças em suas práticas pedagógicas. Por fim, a reflexão interativa propiciou transformações em dois níveis: profissional e teórico. As mudanças em nível teórico abrangeram as categorias conteúdo, objetivos, procedimentos pedagógicos e professor. Em suma, esta pesquisa demonstra a importância de professores em exercícioterem a oportunidade de refletir interativamente sobre a própria prática e sobre os resultados dessa prática, visto que esse instrumento se mostrou bastante eficaz para o desenvolvimento profissional dos quatro participantes.
Abstract: This qualitative study investigates the interactive reflection of four state school English teachers from Goiânia in the State of Goiás. Presupposing that not only eflection but also interaction are powerful instruments for teacher development, the objective was to examine the reflections of these four teachers on their pedagogical practice and its consequences for their students, as well as to verify if the interactivereflection about the classroom events promoted professional development. The theoretical framework for this study is threefold. First, it addresses the issue of reflective teaching, which has become a desirable approach for teachers professional evelopment. The second perspective is teachers interaction, considered by manyauthors as a powerful strategy to make these professionals aware of the educational possibilities of their practice. The third perspective deals with the contemporary trends in language teaching, in which the discussion about foreign language teaching in statecschools is situated. The findings showed that the process of reflection offered the teachers a better perception of their lessons, as their final descriptions included the consequences of theirpractice for the students. Moreover, various practical theories were revealed and discussed, generating consensual theories that are relevant to the debate about foreign language teaching in state schools. The reflections on the results of the teachinglearning process were very rich because the teachers not only self-criticized but also perceived the need to alter their pedagogical practice. Lastly, the interactive reflection promoted professional and theoretical changes. The theoretical changes concern the four categories: content, objectives, instructional procedures, and teacher. In brief, this research shows the importance for in-service teachers to have opportunities to reflect interactively about their own practice and the results of this practice, given that it has turned out to be highly effective for the professional development of the four participants.
Assunto: Escolas públicas Goiânia
Professores de línguas
Professores de inglês
Prática de ensino
Língua inglesa Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAFMK7
Data do documento: 2-Ago-2002
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