Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAKR8X
Type: Tese de Doutorado
Title: Relações entre atividades extracurriculares, educação em tempo integral, desempenho escolar, clima familiar e satisfação de vida
Authors: Neyfsom Carlos Fernandes Matias
First Advisor: Maycoln Leôni Martins Teodoro
Abstract: Observa-se que crianças e adolescentes são influenciados pelas vivências de três contextos: familiar, escolar e das atividades extracurriculares. Este último tem chamado a atenção de diversos pesquisadores e se constitui de duas formas. A primeira, desestruturada, caracterizada por ficar em casa, assistindo à televisão, brincando e na companhia de um adulto, na maioria das vezes, a mãe. A segunda refere-se à frequência a Atividades Extracurriculares Estruturadas (AEEs), relacionadas ao esporte, à arte e à cultura. No Brasil, a frequência dos estudantes a estas atividades aumentou devido à tentativa do Estado de implantar a educação de tempo integral. Porém, na maioria das vezes, não há articulação entre o conteúdo das aulas formais e as atividades de contraturno. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar os impactos das AEEs no desempenho escolar, na satisfação de vida e o clima familiar de estudantes matriculados no 4º e no 5º ano de escolarização. Por meio da realização de revisão sistemática da literatura, verificou-se que o tema ainda não se destaca na publicação de artigos, e os poucos que existem indicam efeitos modestos desse tipo de atividade no Brasil. A partir dessa revisão e de contribuições da literatura internacional, realizaram-se três estudos empíricos. O primeiro investigou diferenças entre participantes e não participantes de AEE quanto ao desempenho escolar, em uma amostra composta por 78 crianças, e questões referentes à estrutura e ao desenvolvimento dessas atividades relacionadas ao desempenho apresentado por seus participantes. O resultado indicou que crianças que ficam em casa, realizando atividades desestruturadas, demonstraram desempenho escolar superior ao dos participantes da Escola Integrada, programa de ampliação da jornada escolar municipal de Belo Horizonte (MG). A partir desse dado, elaborou-se o segundo estudo, a fim de se adaptar um instrumento para acessar o clima familiar de crianças. Participaram desta etapa 193 estudantes de duas escolas públicas. Os resultados da análise fatorial exploratória indicaram dois fatores no teste denominado de Inventário do Clima Familiar para Crianças. A partir das informações desses dois estudos, traçaram-se as estratégias para o terceiro. Seu objetivo foi identificar diferenças entre participantes e não participantes de AEEs, numa amostra de 106 estudantes, em relação a desempenho escolar, satisfação de vida e clima familiar. Os resultados não indicaram diferença entre os grupos. A explicação para os dados encontrados nos estudos I e III estão na estrutura e no desenvolvimento das AEEs, ações que têm o papel de proteger seus participantes e de proporcionar acesso a questões culturais e artísticas. Conclui-se indicando a necessidade de desenvolvimento de maior articulação entre AEEs e atividades curriculares, a fim de impactar positivamente seus participantes quanto ao desempenho escolar
Abstract: It is noticed that children and adolescents are influenced by the living of three backgrounds: familial, educational and extracurricular activities. The last one has been drawing the attention of many researches and it is formed by two different ways. The first one is characterized by loss of structure, remaining at home, television watching, play activities, adult supervision usually made by the mother. The second one is linked to structured extracurricular activities (SEAs) frequency, that are related to sports, arts and culture. In Brazil, its frequency has increased due to the Government attempt to implement full-time education. However, there is usually no relationship between the school normal curriculum classes and the SEAs. Therefore, the goal of this study is to investigate the influence of the SEAs over educational achievement, life satisfaction and family environment of students enrolled in the 4th and 5th grades of Brazilian educational system. By means of systematic literature review, it was verified that this theme has not been well addressed by published articles and the few articles found indicate that SEAs effects are not so significant in Brazil. With the use of the review and international literature, three empirical studies were done. The first one investigated the differences between the SEAs participants and non-participants, in a sampling of 78 children, analyzing their educational achievement, the activities structures, and the development of the activities based on participants performance. The outcomes illustrated that children who stay at home, under unstructured activities, demonstrated a superior educational achievement than that of participants of Escola Integrada, a full-time school program made by Belo Horizonte City Government. From these findings, the second study was elaborated in order to adapt a tool to investigate the childrens family environment. 193 students from two different public schools took part of this study. The results of the exploratory factor analysis indicated two elements on the analysis called Family Environment Check List for Children. By means of these two studies, it was possible to write a strategic plan for a third study. Its goal was to identify the differences between SEAs participants and SEAs non-participants, within a sampling of 106 students, according to educational achievement, life satisfaction and family environment. The results didnt show any difference among groups. The explanation for the data found in the first and third studies is SEAs structure and development, as SEAs have an important role of protecting participants and allowing them access to culture and arts. It is concluded that it is necessary to develop a better connection among SEAs and curricular activities, in order to improve the participants educational achievement
Subject: Educação
Desempenho
Psicologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAKR8X
Issue Date: 28-Feb-2015
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.