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dc.contributor.advisor1Ricardo Rodrigues Barbosapt_BR
dc.contributor.referee1Max Cirino de Mattospt_BR
dc.contributor.referee2Claudio Paixao Anastacio de Paulapt_BR
dc.creatorChristine Conceicao Goncalvespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T04:06:21Z-
dc.date.available2019-08-11T04:06:21Z-
dc.date.issued2015-12-10pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AANEDU-
dc.description.abstractThis study describes and analyzes information behaviors and values within a Brazilian air transportation company. It was based on the Information Orientation (IO) model devised by Donald A. Marchand, William J. Kettinger and John D. Rollins (2001), as well as on theInformation Ecology and Use of Information models by Thomas Davenport (1998) and Joyce Kirk (2002), respectively. The IO model's key components are information technology practices, information management and information behaviors and values. In order todevelop this research, of both quantitative and qualitative applied nature, the analysis focused on the 'information behaviors and values' component. The data were collected by means of a questionnaire submitted to seventy eight managers of one of the company'sbranches; thirty two people filled and returned it. Six semi-structured interviews were also conducted to complement the study, which allowed for a deeper analysis of the results obtained through the questionnaire. To analyze the data, descriptive statistics was used to analyze the average values between variables, as well as Kendall nonparametric statistics to explore the association between the variables of the eight dimensions studied herein: proactive information use, transparency and formality as to the use of information, integrity, sharing, information use and control, and information culture. The data obtained from interviews were transcribed and analyzed by breaking the text down into analogicallygrouped categories so as to help understanding the discourses. Results show that managers recognize some information behaviors and values, although such results fall short of what the OI model's authors consider an information-directed company. Among the dimensions that provide a higher organizational performance, sharing, information use and controlprevailed.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo descreve e analisa os comportamentos e valores informacionais em uma empresa do setor de transporte aéreo brasileiro. Utilizou-se como base teórica para este estudo o modelo de Orientação Informacional (OI) desenvolvido por Donald A. Marchand,William J. Kettinger e John D. Rollins (2001), complementada pelos modelos de Ecologia da Informação de Thomas Davenport (1998) e Uso da Informação de Joyce Kirk (2002). O modelo OI possui como componentes centrais as práticas de tecnologia da informação,gestão da informação e comportamentos e valores informacionais. Para o desenvolvimento desta pesquisa, caracterizada como quanti-qualitativa de natureza aplicada, concentrou-se no componente comportamentos e valores informacionais. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário enviado a setenta e oito gestores de uma das regionais da companhia, obtendo-se retorno de trinta e dois respondentes; e complementada com seis entrevistas semiestruturadas, permitindo dessa forma uma análise aprofundada dos resultados obtidos por meio do questionário. Para análise dos dados obtidos com a aplicação do questionário, usou-se estatística descritiva para analisar as médias entre as variáveis, bem como a técnica estatística não paramétrica de associação Kendall paraexplorar a associação entre as variáveis das oito dimensões estudadas nesta pesquisa: proatividade em relação à informação, transparência e formalidade quanto ao uso da informação, integridade, compartilhamento, controle e uso da informação, e culturainformacional. Os dados obtidos com as entrevistas foram transcritos e analisados por meio do desmembramento do texto em categorias agrupadas analogicamente que auxiliaram na compreensão dos discursos. Os resultados da pesquisa revelam que algunscomportamentos e valores informacionais são reconhecidos pelos gestores, embora fiquem aquém do ponto de vista dos autores do modelo OI do que seja uma organização orientada informacionalmente. Entre as dimensões que estabelecem um nível superior de desempenho organizacional, houve predominância do controle, uso e compartilhamento da informação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectComportamentos e Valores informacionaispt_BR
dc.subjectUso da informaçãopt_BR
dc.subjectCultura informacionalpt_BR
dc.subject.otherComportamento informacionalpt_BR
dc.subject.otherCiência da Informaçãopt_BR
dc.subject.otherGerenciamento da informaçãopt_BR
dc.titleComportamentos e valores relativos à informação em uma empresa do setor de transporte aéreopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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