Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAPFVS
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Rumo a uma pedagogia social da tecnologia: estudos introdutórios sobre a formação crítica em tecnologias da informação e comunicação dos professores das licenciaturas da FaE/UFMG
Autor(es): Alessandro Athouguia Rocha
primer Tutor: Rosilene Horta Tavares
primer miembro del tribunal : Glaucia Maria dos Santos Jorge
Segundo miembro del tribunal: Savana Diniz Gomes Melo
Resumen: A pesquisa apresentada foi realizada pensando em verificar o possível potencial crítico dos docentes da Faculdade de Educação da UFMG para com a proposta de pensamento-proposta de uma Pedagogia Social da Tecnologia (TAVARES, 2014, p.429). Utilizou-se, para tanto, as seguintes bases documentais: plataformas "Lattes" e "SomosUFMG", os cadernos de protocolos de atendimentos e emails de solicitação de suporte e serviços do setor de informática da Unidade e, também, os planos de cursos e respectivas ementas de disciplinas ministradas pelos docentes efetivos de carreira lotados na instituição, buscando levantar, entre outros dados relacionados à temática da pesquisa, suas produções acadêmicas, suas habilidades instrumentais em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), além da observação direta não-participante. Como referência bibliográfica utilizou-se, principalmente, as obras de: Grespan (2014), Dantas (2003), Tavares (2004), Tavares e Gomes (2014) e outros, devido à profundidade de suas análises sobre a relação entre tecnologias da informação e comunicação e o sistema capitalista, o trabalho e a formação docente. A análise dos dados apontados pressupõe que os docentes possuem uma forte tendência para, provavelmente, se afinarem com a formulação de uma Pedagogia Social da Tecnologia. Por outro lado, revela que existe uma formação docente ainda elementar em tecnologias da informação e comunicação em sua relação com a Educação, tanto em seus aspectos instrumentais quanto políticos-crítico. A partir do que se analisou, entende-se haver uma necessidade de elaboração conjunta de um provável Plano de Formação, que pressupõe a realização sistemática de atividades formativas diversas, dentre as quais de cursos de Educação e TIC, mas em uma perspectiva que, de fato, seja crítica, ou seja, que analise e reflita sobre a natureza da exploração e da opressão da maioria das populações na sociedade capitalista, seus condicionantes sócio-político-econômicos, visando o ideário da transformação social. Este Plano de Formação poderá compor, necessariamente, uma política institucional continuada de formação didática docente em nível superior, sendo este o projeto-ação resultante desta pesquisa com caráter de proposta à universidade.
Abstract: The research presented aimed to check the possible critical potential of UFMG Faculty of Education`s teachers to a thought-proposal approach of a Social Technology Education (TAVARES, 2014, p.429). For that purpose, it was used the following document databases: platforms "Lattes" and "SomosUFMG", care protocols` notebooks, support request emails, the Faculty`s IT personnel services, as well as courses` plans and respective syllabus of subjects taught by in-the-field teachers in the institution, seeking to raise, among other data related to the topic of this research, their academic productions, instrumental skills in Information and Communication Technologies (ICT), as well as direct non-participant observation. As bibliographic reference was used mainly the works of: Grespan (2014), Dantas (2003), Tavares (2004), Tavares and Gomes (2014) and others, due to the depth of their analysis of the relationship between information technology, communication, the capitalist system and teacher training and work. Analysis of the data indicated assumes that teachers have a strong tendency to probably be fine-tuned with the formulation of a Social Technology Education. On the other hand, it reveals that there still is an elementary teacher instruction in information and communication technologies in its relationship with education, both in its instrumental and critical-political aspects. From what was analyzed, it means there is a need for joint development of a probable Training Plan, which involves the systematic implementation of various training activities, among which Education and ICT courses, but in a perspective which, indeed, be critical, that is, one that analyzes and reflects on the nature of the exploitation and oppression to which the majority of the population is subjected in capitalist society, as well as its socio-political and economic conditions, aiming at the ideal of social transformation. This training plan can compose, necessarily, a continued institutional policy for didactic higher education teachers` training, which is the design-action resulting from this research as a proposal to be implemented in the University.
Asunto: Inclusão digital
Capitalismo
Educação
Inovações educacionais
Professores Formação
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Programas de aperfeiçoamento escolar
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAPFVS
Fecha del documento: 29-feb-2016
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_alessandro_athouguia_rocha___promestre_vers_o_final.pdf1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.