Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAPH95
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Debora D'avila Reispt_BR
dc.contributor.referee1Bernardo Jefferson de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Alfredo Luis Martins Lameirao Mateuspt_BR
dc.creatorRonaldo Goncalves Pirespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T00:35:28Z-
dc.date.available2019-08-10T00:35:28Z-
dc.date.issued2016-01-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAPH95-
dc.description.abstractAn alternative to a more humanized science teaching is the inclusion of a historical regard about science, so as it may conceive its evolution through the interaction between people and the aspects that influence them. This work tries to contribute for this purpose through the incorporation of theatrical interventions in the museum and scholar spaces trying to relate the scientific work with the sensitive aspects thatsurround human beings actions. We applied Stanley Lloyd Millers figure as the main character of the theatrical interventions due to his participation in the experimental history of theories involving life origin which experimental apparatus is reproduced in the exhibit calledDemasiado Humano in the Espaço do Conhecimento UFMG. This is also one of the places in which the research takes place. In the museum, we took into account peoples participation and their interaction with the actors, remaking the meaning of the visit to the museum and promoting the creation of a new regard about the exhibit. At school, we carried out the research in the Federal Institute of Minas Gerais, in Santa Luzia Campus, with students from integrated technical course with high school and, at this place, we proposed to value the students curiosity and leadership though the proposition of questions which guided the role play script. As a result of the research, we published an article in a magazine designed for teachers who work on elementary school, presenting the experience and aiming to contribute for the pedagogy practice of these teachers. Furthermore, we promoted the continuity of the actions derived from the research through two projects (one of research and other of extension). Both aims to continue and give visibility for the proposal of inclusion of science history in the learning process and the promotion of a new regard on museum spaces. The scripts of the role plays and the strategies of approaching the people in the museum are mentioned in order to contribute for the groups which intend to use the scientist history in the scholar space or promote similar actions in the museum space.pt_BR
dc.description.resumoUma alternativa para um ensino mais humanizado de Ciências é a incorporação de um olhar histórico sobre a ciência, capaz de conceber a evolução da mesma a partir da interação entre as pessoas e os aspectos que as influenciam. Nosso trabalho procura contribuir com esse objetivo por meio da incorporação de intervenções teatrais no espaço museal e no espaço escolar, procurando relacionar o fazercientífico com o aspecto sensível que permeia as ações humanas.Utilizamos a figura de Stanley Lloyd Miller como personagem principal das intervenções teatrais, devido a sua participação na história experimental das teorias envolvendo a origem da vida e cujo aparato experimental encontra-se reproduzido na exposição Demasiado Humano, no Espaço do Conhecimento UFMG, um dos locais de realização da pesquisa. No museu, valorizamos a participação do público e a interação com os atores, ressignificando a visita ao museu e promovendo um novo olhar sobre a exposição. Na escola, realizamos a pesquisa no Instituto Federal de Minas Gerais Campus Santa Luzia, em turmas de ensino técnico integrado ao ensino médio e, nesse espaço, procuramos valorizar a curiosidade e o protagonismo dos estudantesatravés da proposição de perguntas que orientem a produção do roteiro teatral. Como produtos desta pesquisa, publicamos um artigo em revista direcionada aos professores da educação básica, com a apresentação da experiência e procurando contribuir com a prática pedagógica desses profissionais. Além disso, promovemos acontinuidade das ações decorrentes da pesquisa através de dois projetos (um de pesquisa e outro de extensão) que procuram dar continuidade e visibilidade à proposta de utilização de História da Ciência no Ensino e promover um novo olhar sobre o espaço dos museus. Os roteiros teatrais e as estratégias de abordagem do público no museu encontramse relatadas de forma a contribuir com grupos que pretendam utilizar a história do cientista no espaço escolar ou promover ações semelhantes no espaço museal.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da ciênciapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subject.otherMuseus Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherCiencia Historiapt_BR
dc.subject.otherMuseus e escolaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiencia Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherTeatro na educaçãopt_BR
dc.titleA intervenção teatral nos espaços museais e na escola: perspectivas para um ensino humanizado de ciênciaspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_ronaldo_completa.pdf10.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.