Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAQENJ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Andrea Horta Machadopt_BR
dc.contributor.referee1Maria Emilia Caixeta de Castro Limapt_BR
dc.contributor.referee2Carla Viana Coscarellipt_BR
dc.creatorGlenda Rodrigues da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T21:25:11Z-
dc.date.available2019-08-13T21:25:11Z-
dc.date.issued2015-11-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAQENJ-
dc.description.abstractThe Information and Communication Technologies (ICT) have show a great potential to be used in classrooms as interaction tools. The social networks intensify the interactions and allow the creation of a virtual space in which we are writers and readers at the same time. The purpose of this work was to prepare a product required to the obtainment of a professional master's degree. This product is a chapter in a book that focus on the usage of ICT in Chemistry classes. There are various suggestions on the application of the Facebook in class. We see the Facebook as an important tool to share chemical knowledge and we considered that it could contribute so this knowledge would make more sense for the students. We created a closed group on Facebook in which the members, students and teachers, could share activities, multimedia content (videos, simulations and animations) and other kinds of materials related to Chemistry. A total of 171 students of the first grade of a federal vocational school participated on the group. We counted and categorized 242 posts, with highlights to a total of 38 posts involving jokes. Based on the work of Mikhail M. Bakhtin, we analyzed the discursive movements that resulted from two jokes posted in the group. It showed us that the social network strengthened the interactions between teachers and students. The chemical knowledge was always present and, even after the laugh caused by the joke, students and teachers could always discuss the subject, in a very relaxed environment. The major part of the students considered the virtual space as an extension of the classroom. In the social network, they could recognize characteristic elements from the school. The Facebook became the most interesting choice as the social network once it was already used by the students.pt_BR
dc.description.resumoO uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) tem evidenciado grande potencial para ser utilizado em sala de aula como instrumento mediador de interações. As redes sociais potencializaram as interações e criaram um espaço virtual em que, ao mesmo tempo, somos autores e acessamos conteúdos produzidos por outras pessoas. O principal objetivo desta pesquisa foi a elaboração de um produto exigido para conclusão do mestrado profissional. Apresento aqui um capítulo de um livro sobre o uso das TICs no ensino de Química. O capítulo foi elaborado para compartilhar algumas sugestões para a utilização do Facebook em sala de aula. Consideramos que o uso do Facebook em sala de aula como instrumento de mediação no processo de circulação de conhecimentos químicos poderia contribuir com o processo de elaboração de sentidos relacionados aos conhecimentos químicos. Criamos um grupo fechado no Facebook que funcionou como espaço para compartilhar atividades desenvolvidas pelos alunos, recursos multimídia (vídeos, simulações e animações) e outros recursos relacionados ao conhecimento químico. Participaram 171 estudantes do 1º ano do ensino profissional de uma escola técnica federal. Ao final contabilizamos 242 publicações que foram categorizadas. Destacou-se a publicação de piadas que envolviam conteúdo químico, com 38 postagens. Foram feitas análises dos movimentos discursivos possibilitados pelas postagens de duas piadas a partir de princípios que fundamentam a obra de Mikhail M. Bakhtin. A partir dessa investigação foi possível observar que as interações entre professores e estudantes foram potencializadas com o uso do Facebook. O conhecimento químico esteve constantemente presente e, mesmo quando apoiados no riso, estudantes e professores discutiram sobre Química em um ambiente descontraído característico das redes sociais. A maioria dos estudantes considerou o espaço virtual como uma continuidade da sala de aula porque foi possível reconhecer elementos característicos do ambiente escolar no ambiente virtual. O Facebook apresentou-se como uma rede social interessante para ser utilizada por já estar presente na rotina da maioria dos estudantes.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectDialogiapt_BR
dc.subjectCarnavalizaçãopt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherQuimica Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherInovações educacionaispt_BR
dc.subject.otherRedes sociais on-linept_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEnsino Meios auxiliarespt_BR
dc.titleRedes sociais e conhecimento químico: aprendizagem e posicionamento dos sujeitospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
glenda_rodrigues_dissertacao_final.pdf2.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.