Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAQEU6
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Alfabetização e letramento na educação infantil: um estudo de caso em uma instituição de educação infantil no município de Lagoa Santa
Autor(es): Elizabeth Vieira Rodrigues de Sousa
Primeiro Orientador: Monica Correia Baptista
Primeiro membro da banca : Sara Mourao Monteiro
Segundo membro da banca: Ademilson de Sousa Soares
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender como a proposta do projeto ALFALETRAR é desenvolvida em uma instituição de Educação Infantil do município de Lagoa Santa, pertencente à Região Metropolitana de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, Brasil. O Projeto ALFALETRAR é uma ação de formação que se desenvolve há oito anos e atinge todos os professores da rede municipal daquele município e aborda a temática da alfabetização e do letramento. O estudo desenvolveu-se a partir de um ponto de vista dos sujeitos por meio de uma abordagem metodológica qualitativa sócio-histórica, na modalidade estudo de caso. Fundamenta-se nos princípios teóricos de Lev Vigotski e de outros autores que abordam alfabetização, letramento e Educação Infantil (Baptista:2010; Ferreiro:1985; Soares:2009; Kramer:2006). A experiência vivida com o desenvolvimento desta pesquisa nos permitiu concluir que a professora regente responsável pela turma na qual realizamos as observações legitimava o projeto; havia algumas incoerências entre as práticas pedagógicas da professora, seu discurso e as concepções expressas pelo projeto; o Projeto Alfaletrar se compromete com a garantia do direito das crianças de aprender a ler e a escrever; a leitura e a escrita na Educação Infantil tornam-se significativas quando concebidas como práticas sociais; há necessidade de refletir sobre a importância de planejar, sistematizar, registrar, avaliar, mas também de pensar uma organização na Educação Infantil na perspectiva da criança.
Abstract: This study aims to understand how the proposed ALFALETRAR project is developed in a Child Education institution in the county of Lagoa Santa, in the Metropolitan area of Belo Horizonte, in Minas Gerais, Brazil. The ALFALETRAR Project is an action of training that develops eight years ago and reaches all teachers in the county and that addresses the issue of literacy and literacy. The study was developed from a point of view of the subject by means of a socio-historical qualitative approach, the study mode case. It is based on the theoretical principles of Lev Vygotsky, and other authors that study literacy and early childhood education (Baptista: 2010; Ferreiro: 1985; Soares: 2009; Kramer: 2006). The experience with the development of this research allowed us to conclude that: the regent teacher responsible for the class in which conducted the observations legitimized the project; there were some inconsistencies between the practices of teacher, his speech and the views expressed by the project; Alfaletrar the Project is committed to ensuring the right of children to learn to read and write; reading and writing in kindergarten become significant when conceived as social practices; no need to reflect on the importance of planning, organize, record, evaluate, but also think of an organization in kindergarten the child's perspective.
Assunto: Educação pre-escolar
Professores alfabetizadores Formação
Educação
Letramento
Alfabetização
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAQEU6
Data do documento: 29-Fev-2016
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