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Type: Monografias de Especialização
Title: A má gestão da informação e seus reflexos sobre a gestão do tempo
Authors: Patrícia de Castro Brum
First Advisor: Claudio Paixao Anastacio de Paula
First Referee: Ricardo Rodrigues Barbosa
Abstract: Este projeto de pesquisa foi destinado a investigar indícios de que a má gestão da informação gera reflexos na gestão do tempo nas organizações. O despertar para o tema veio da identificação empírica da vivência jornalística desta pesquisadora para o fato de que os gestores da informação, de um modo geral, ainda não são muito bons na gestão do uso das tecnologias. Por mais que haja um conhecimento no uso técnico das novas tecnologias advindas da Era da Informação, em maior ou menor medida, as empresas devem dedicar recursos para apoio ao desenvolvimento de hábitos de utilização efetiva dessas tecnologiaspelos funcionários, em vez de permanecerem focados no uso dela em si mesma, fornecendo aplicações inovadoras da Tecnologia da Informação, que deveriam ser recompensadas por uma melhor gestão da informação. Diante da complexidade dos temas gestão da informação e gestão do tempo, das questões que ainda estão em aberto e da ausência de estudos relacionando-os, esta pesquisa se dedicou a investigar os reflexos da má gestão da informação na gestão do tempo no cotidiano dos gestores/tomadores de decisões nas organizações. A partir desta identificação, este estudo quer contribuir para o desenvolvimento de importantes pilares da gestão estratégica da informação, em que a sobrecarga de trabalho ou ansiedade de informação sejam controladas, evitando o adoecimento. A despeito disso, foram observados, pela autora desta pesquisa, indíciospráticos no dia a dia das organizações, indicando que, quando as informações recebidas são mal administradas, profissionais de diferentes áreas perdem no aproveitamento do tempo, passando a registrar consequências negativas para sua trajetória profissional e, emmuitos casos, pessoal. Essa observação fez com que esta pesquisadora levantasse questões como: o que define uma administração organizacional como eficaz? Uma boa gestão do tempo? Ou uma boa gestão da informação? As duas gestões relacionadas?Essas gestões podem ou devem ser trabalhadas isoladamente? Assim, esta pesquisa foi organizada de modo a aplicar questionários que identificassem a seguinte questão: A má gestão da informação influencia a gestão do tempo nas organizações? Durante a análisedos resultados, constatou-se que a compreensão é superada pela produção, grandes investimentos de tecnologia têm gerado um processamento de informação melhor que pode resultar no aumento do fluxo de dados, mas é de pouca ajuda ler a listagem, decidir o quefazer com ela ou encontrar um significado mais alto. Significado requer meditação, que leva tempo, e o ritmo da vida moderna trabalha contra a ideia de nos dar tempo para pensar. Assim, este estudo vem apontar que já que não se pode mudar o tempo ou aumentar as 24 horas de um dia, necessitamos de empresas dedicadas a tornar a informação acessível e compreensível; de novas formas de interpretar os dados que cada vez mais direcionam nossa vida e de novos modelos para torná-los utilizáveis e compreensíveis para transformálos em informação e, em seguida, em conhecimento. É preciso reeducar as pessoas queproduzem informação a fim de aumentar sua eficiência, e nós, como consumidores de dados e informações, devemos ficar mais hábeis como receptores, se quisermos nos livrar da ansiedade da informação.
Abstract: This research project was to investigate evidence that the mismanagement of information generates reflections management of time in organizations. The awakening to the theme came from the empirical identification of journalistic experience of this researcher to the fact that the management of information, in general, is still not so good at managing the use of technology. While there is knowledgein the technical use of new technologies arising from the Information Age in a greater or lesser attention, companies must devote resources to support the development of habits of effective use of these technologies by employees, rather than remaining focused on its use in itself, providing innovative applications of technology information, that should be rewarded for better management of information. Given the complexity of thethemes management of information and management of time, theissues that are still open and the absence of studies relating them, this research is dedicated to investigate the effects of the mismanagement of information and time management in everyday managers / decision makers within organizations. From this identification, this study aims to contribute to the development of important pillars of strategic informationmanagement, in which the workload or information anxiety is controlled, avoiding illness. Regardless, were observed by the author of this research, practical evidence in daily organizations, indicating that when the information received is mismanaged, professionals from different fields lose the use of time, going to record negative consequences for hiscareer professional and, in many cases, personal. This observation led to this researcher raised questions as: what defines an organizational management as effective? A good time management? Or a good information management? The two related efforts? These effortscan or should be worked alone? Thus, this research was organized to administer the questionnaire to identify the following question: Mismanagement of information influences the management of time in organizations? During the analysis of the results, it was found thatunderstanding is overcome by the production, large technology investments have generated better information processing that can result in increased flow of data, but is of little help reading the list, decide what do with it or find a higher meaning. Meaning requires meditation,which takes time, and pace of modern life works against the idea of giving us time to think. Thus, this study has pointed out that since you cannot change or increase the time 24 hours a day, we need companies dedicated to making accessible and understandable information;new ways to interpret the data that increasingly directs our life and new models to make them usable and understandable to transform them into information and then into knowledge. It takes to reeducate the people who produce information in order to increase its efficiency, and we as consumers of data and information, we become more skilled as receivers, if we want to get rid of the anxiety of the information.
Subject: Tempo Administração
Gerenciamento da informação
Tecnologia da informação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAXHVQ
Issue Date: 20-Dec-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

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