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Type: Tese de Doutorado
Title: Avaliação da vibração das pregas vocais e inteligibilidade de fala sob a influência de diferentes características acústicas de salas de aula
Authors: Alessandra Terra Vasconcelos Rabelo
First Advisor: Max de Castro Magalhaes
First Co-advisor: Juliana Nunes Santos
First Referee: Marcelo Greco
Second Referee: Estevam Barbosa de Las Casas
Third Referee: Ana Cristina Cortes Gama
metadata.dc.contributor.referee4: Eduardo Bauzer Medeiros
metadata.dc.contributor.referee5: Stelamaris Rolla Bertoli
Abstract: Objetivo: O principal objetivo desta pesquisa é avaliar a inteligibilidade de fala e a vibração de pregas vocais sob a influência de diferentes características acústicas de salas de aula. Metodologia: estudo transversal descritivo com análise do desempenho de estudantes em teste de inteligibilidade em 18 salas de aula de 9 escolas públicas do município de Belo Horizonte e avaliação de voz de mulheres na faixa etária entre 22 e 50 anos. Foi realizada medição dos parâmetros acústicos de Nível de Pressão Sonora Equivalente (Leq), Ruído de Fundo (L90), Tempo de Reverberação (T30) e STI (Speech TransmissonIndex ou Índice de Transmissão da Fala). Foi aplicado um teste de inteligibilidade de fala em 273 estudantes das 18 salas de aula avaliadas, com média de idade de 9,4 anos, sendo 45,4% do sexo masculino. Os resultados do teste de inteligibilidade de fala foram relacionados aos valores dos parâmetros acústicos por meio do teste T de Student. Foi também realizada análise do uso da voz com e sem a presença de ruídoem sala de aulapor meio da investigação dos seguintes parâmetros vocais: Dose cíclica, Frequência fundamental, Nível de intensidade da voz e Porcentagem de fonação. A amostra de mulheres para avaliação vocal foi constituída de 30 mulheres com idade entre 22 e 50 anos. Foi utilizado para coleta de dados o medidor vocal VoxLog, composto por um microfone, um acelerômetro fixado no pescoço da participante e de uma unidade portátil que armazenou os dados fonatórios no período de duas horas. Resultados: O ruído de fundo (L90) variou de 45,6db(A) a 64,3dB(A) e o nível de pressão sonora equivalente (Leq) das salas de aulas vazias e mobiliadas variou de 54,5dB(A) a 70,4dB(A). O tempo de reverberação, a partir da média das frequências de 500Hz, 1000Hz e 2000Hz, variou de 0,69s a 2,09s. O STI variou de 0,47 a 0,70. As crianças apresentaram melhores resultados no teste de inteligibilidade de fala nas salas de aula com menor ruído, menor tempo de reverberação e maior STI, sendo essas associações com significância estatística (p<0,05). Os parâmetros vocais: Dose cíclica, Frequência Fundamental, Nível de intensidade da voz e Porcentagem de fonação tiveram seus valores aumentados na presença de ruído. Conclusão: A maioria das salas de aula não atendeu às recomendações das normas regulamentadoras para bom desempenho acústico. Pôde-se perceber também que os parâmetros acústicos influenciaram diretamente a inteligibilidade de fala dos estudantes, sendo que o ruído contribuiu para diminuição da compreensão da mensagem oral, o que pode trazer consequências negativas para o percurso escolar e inserção social do futuro profissional. Além disso, o grande esforço vocal identificado por meio dos resultados da análise vocal evidenciam que o ruído excessivo e as condições acústicas inadequadas podem trazer consequências negativas para a saúde vocal dos indivíduos expostos. Novas medidas de controle de ruído e orientação para alunos e professores quanto à diminuição do ruído presente nas salas e os cuidados com a voz são indispensáveis. Os efeitos do ruído sobre a voz e a inteligibilidade foram comprovados e devem ser evitados.
Abstract: Aim: The main objective of this study wasto evaluate speech intelligibility and the vibration of vocal folds in order to assess the relationship with the acoustical characteristics of classrooms. Method: Cross-sectional study with analysis of students performance on tests of intelligibility and vocal production of teachers in 18 classrooms in nine public schools in the city of Belo Horizonte and evaluation of 30 women aged between 22 and 50 years. The acoustic parameters equivalent sound pressure level (Leq), reverberation time (T30) and STI (Speech transmisson index) were measured. A speech intelligibility test was performed with 273 students, 45.4% of whom were male, in 9 of the evaluated schools, with an average student age of 9.4 years. The results of the speech intelligibility test were compared to the values of the acoustic parameters by a t-test. The analysis of the use of the voice was performed with and without the presence of noise in the classroom to check the dose parameters, fundamental frequency, voice level, percentage of speech and phonation time. The sample of women to voice assessment consisted of 30 women aged between 22 and 50 years. The vocal VoxLog meter was used in the two-hour period, for data collection. It consists of a microphone, an accelerometer fixed on the participant's neck and a portable unit that stores the data phonation. Results: The background noise (L90) varied from 45.6dB(A) to 64.3dB(A). The Leq value of empty and furnished classrooms varied from 54.5dB(A) to 70.4dB(A). The reverberation time, based on the average frequencies of 500, 1.000, and 2.000 Hz, varied from 0.69s to 2.09s. The STI varied from 0.47 to 0.70. Children demonstrated better results in speech intelligibility tests conducted in classrooms with less noise, a lower reverberation time, and larger STI values. These associations were all statistically significant (p<0.05). Vocal parameters of dose, fundamental frequency, voice level, percentage of speech and phonation time had their values increased with the presence of noise. Conclusion: The majority of classrooms do not meet the recommended regulatory standards for good acoustic performance. Acoustic parameters have a direct influence on the speech intelligibility of students. Noise contributes to a decrease in their understanding of orally presented information, which can lead to negative consequences for their education and their social integration as future professionals. In addition, the great vocal effort identified by the results of voice analysis show that excessive noise and inadequate acoustic conditions can have negative consequences for the vocal health of exposed individuals. New noise control measures and orientation for students and teachers in terms of decreasing of noise present in the classrooms and take care of voice are essential. The effects of noise on voice and intelligibility were confirmed and should be avoided.
Subject: Engenharia de estruturas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AC2E3P
Issue Date: 21-Aug-2015
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