Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AC7EQQ
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Nível de mRNA dos interferons tipo I e III e de genes estimulados por interferon em PBMCs de pacientes com esclerose sistêmica
Autor(es): Danilo Bretas de Oliveira
Primeiro Orientador: Erna Geessien Kroon
Primeiro Coorientador: Gabriel Magno de Freitas Almeida
Resumo: A esclerose sistêmica (SSc) é uma doença complexa do tecido conjuntivo que apresenta fibrose cutânea e visceral progressiva. Alterações microvasculares proeminentes e a presença de anormalidades imunes celulares e humorais também são características desta doença. A SSc pode ser subdividida em duasgrandes formas, a difusa e a limitada, ambas são caracterizadas pelapresença de autoanticorpos e fibrose tecidual. A identificação de genesdiferencialmente expressos na SSc é de extrema importância para a elucidação da etiopatogênese da doença e o estabelecimento de novas alternativas terapêuticas, pois a expressão alterada de genes ligados a sistema imune pode refletir em anormalidades imunes. Os interferons (IFNs) são citocinas que além de regularem a resposta imune inata e adquirida, estão envolvidos em processos de autoimunidade. Assim sendo o conhecimento do papel dos IFNs e de seus genes efetores nas diversas doenças autoimunes é de fundamental importância para que se possa conhecer os mecanismos de patogênese dessas doenças e possíveis perspectivas de tratamentos. Neste trabalho foi analisada o nível de mRNA de genes ligados a sistema IFN em um grupo depacientes com SSc difusa. Quando foi comparado o nível de mRNA dos IFNs 2, , 1 e 2/3 foi observado que o nível basal de mRNA de IFN 2 e esta aumentado nos pacientes com SSc quando comparado com o grupo controle. Por outro lado o nível de mRNA dos IFNs 1 e 2/3 não foi diferente entre os grupos estudados. Também foi observado um aumento no nível basal do mRNA do ISG (gene estimulado por interferon) 25OAS genes nos pacientes com SSC. Estes resultados indicam uma alteração no nível de mRNA de genes do sistema IFN em pacientes com SSc. Este perfil de alteração ainda não foi descrito em outras autoimunidades, sendo assim uma assinatura desta doença.
Abstract: Objective: Systemic sclerosis (SSc) is a complex autoimmune disease in which interferons (IFNs) may play an essential role. We hypothesized that type I and III IFNs may be found in increased levels on patients and be responsible for SSc autoimmune status. Methods: Type I and III IFNs and ISGs basal expression profiles were measured by qPCR using RNA from patients and controls PBMCs. Results: Type I IFNs are increased in SSc patients, while no induction of type III IFNs was detected. This induction cannot be related to IRF7, since no upregulation of this gene was seen on patients. Of the ISGs tested, 25OAS levels were increased in patients, while 6-16 and MxA levels were not. Conclusions: While there is no indication of type III IFN induction, increased levels of type I IFNs may lead to abnormal regulation of ISGs that can be responsible for immune system alterations described for SSc.
Assunto: Microbiologia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AC7EQQ
Data do documento: 23-Set-2011
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_mestrado___danilo_bretas_de_oliveira.pdf1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.