Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AC7FXE
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Intervenção neuropsicológica para manejo da ansiedade matemática e desenvolvimento de estratégias metacognitivas
Authors: Danielle Cristine Borges Piuzana Barbosa
First Advisor: Vitor Geraldi Haase
Abstract: A ansiedade matemática (AM) é definida como um tipo de fobia específica que gera sentimentos de medo, tensão e preocupação em situações onde é exigido um raciocínio numérico ou resolução de problemas. Um fator de risco consistente para a AM é o baixo desempenho em tarefas aritméticas. O baixo desempenho pode gerar auto avaliações negativas do indivíduo e, consequentemente reduzir sua autoeficácia. Portanto, as tarefas de matemática seriam associadas ao sentimento de fracasso e isso geraria ansiedade em relação à disciplina. Assim, como a ansiedade matemática, os mecanismos metacognitivos como a autoeficácia e a autorregulação também são cruciais para o processo de aprendizagem. Habilidades metacognitivas pobres estão correlacionadas a piores desempenhos acadêmicos. Outro ponto relevante em relação à ansiedade matemática é seu impacto nas tarefas de memória de trabalho. Diversos estudos demonstram como indivíduos com alta ansiedade matemática apresentam piores resultados em tarefas que exigem memória de trabalho. Deste modo, o presente estudo foi realizado para testar a eficácia de uma intervenção em grupo para redução da ansiedade matemática e desenvolvimento de estratégias metacognitivas. Também foi testada a hipótese de que há uma melhora no desempenho em tarefas de memória de trabalho. A amostra contou com 19 adolescentes, entre 12 e 17 anos, com altos níveis de ansiedade matemática. A intervenção foi baseada em técnicas cognitivo-comportamentais. Os resultados indicam que a amostra foi formada por dois grupos de perfis distintos e, que por isso, a intervenção mostrou resultados na redução da ansiedade somente para um dos grupos. Porém, nenhum dos grupos apresentou melhora na memória de trabalho. Em seguida, foi realizado um estudo de caso de um dos participantes da intervenção. Uma adolescente de 16 anos, com inteligência superior à média e déficits na memória de trabalho e funções executivas. Habilidades como linguagem, habilidades visoespaciais e habilidades numéricas básicas preservadas, mas com uma dificuldade persistente na aprendizagem da matemática. Foi investigada a hipótese de que poderia haver algum fator mediador (ansiedade matemática) entre o déficit geral (funções executivas) e a aprendizagem da matemática. Após a intervenção, verificou-se uma melhora estatisticamente significativa na redução dos níveis de ansiedade e aumento da autoeficácia e da autorregulação. Contudo, não foram observadas melhoras na memória de trabalho.
Abstract: Math anxiety (MA) is a specific phobia that arouses feelings of fear, tension and worry in situations where a numerical reasoning or problem solving is required. A consistent risk factor for MA is the poor performance in arithmetic tasks. Poor performance can promote negative self-assessment and consequently reduce their self-efficacy. Therefore, math tasks can be associated with feelings of failure and this would increase anxiety about discipline. As math anxiety, metacognitive mechanisms such as self-efficacy and self-regulation are important to learning process. Poor metacognitive skills also are correlated with worse academic performance. Math anxiety also has an important role on working memory tasks. Several studies demonstrate how individuals with high math anxiety show worse results in tasks that require working memory. Therefore, the aim of this study was to test the effectiveness of a group intervention to reduce the math anxiety and develop metacognitive strategies. It was also tested the hypothesis whether there is a performance improvement in working memory tasks. The sample included 19 adolescents range 12 and 17 years age, with high levels of math anxiety. The intervention was based on cognitive-behavioral techniques. The results indicate that the sample was composed of two groups with different profiles, so that the intervention was effective in reducing anxiety only for one of the groups. However, none of the groups demonstrated better scores on working memory tasks. Subsequently, we conducted a case study of one of the participants of the intervention. A 16-years old girl with high intelligence and deficits in working memory and executive functions. Her skills such as language, visuospatial skills and basic numerical skills was preserved, but with a persistent math learning difficulty. The hypothesis investigated was whether there could be some mediating factor (math anxiety) between the general deficit (executive functions) and mathematics learning. After the intervention, there was a statistically improvement in the reduction of anxiety levels and increased self-efficacy and self-regulation. However, there were no improvements in working memory.
Subject: Neurociências
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AC7FXE
Issue Date: 11-Aug-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dpiuzana_disserta__o2015_vers_o_final.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.