Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AC7G6L
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Imagética motora: desenvolvimento, neuropsicologia e uso na reabilitação de crianças com paralisia cerebral hemiplégica
Autor(es): Deisiane Oliveira Souto
primer Tutor: Vitor Geraldi Haase
primer Co-tutor: Patricia Lemos Bueno Fontes
Resumen: A Imagética Motora (IM) é um processo neurocognitivo durante o qual a representação de uma ação é reproduzida internamente, sem qualquer manifestação externa do ato motor. A IM é importante em uma série de processos cognitivos e de ação, tais como; controle motor, ensaio mental, planejamento do movimento, controle antecipado e orientação no espaço. Teóricos sugerem que a IM ativa os mesmos processos envolvidos no planejamento e na execução dos movimentos. Na literatura adulta, a IM é um paradigma experimental amplamente utilizado para o estudo de aspectos cognitivos de planejamento e controle motor. Embora a IM hoje em dia seja um fenômeno cognitivo amplamente estudado em adultos, poucos estudos têm investigado seu desenvolvimento em crianças de idade pré-escolar e escolar. Investigar o desenvolvimento da IM é crucial para a nossa compreensão do desenvolvimento motor, além de permitir entender melhor o desempenho atípico da IM em populações clínicas, como por exemplo, nas crianças com paralisia cerebral hemiplégica (PCH). Na PCH, os déficits motores observados no membro superior acometido são atribuídos a mecanismos envolvidos tanto na execução como no planejamento motor. Evidências recentes têm sugerido que os déficits de planejamento motor em indivíduos com PCH podem estar associados a uma reduzida capacidade para usar a IM. A esse respeito, estudos recentes mostram resultados divergentes, não permitindo conclusões definitivas. Considerando o fato das estruturas neurais de ambos o planejamento motor e a IM serem sobrepostas, a reabilitação utilizando a IM poderia aliviar os problemas motores na PCH. Existe crescente evidência para esta abordagem na hemiplegia adulta pós-acidente vascular cerebral, contudo a IM ainda aguarda testes empíricos em crianças com PCH. Diante do exposto, a presente dissertação teve como objetivo esclarecer a lacuna existente na literatura sobre a IM na população infantil com desenvolvimento típico e com PCH. Com este propósito, o presente trabalho é composto por três estudos. No estudo I, foi examinado o desenvolvimento da IM em crianças e adolescentes saudáveis em idade pré-escolar e escolar. Para investigar com que idade as crianças são capazes de realizar a simulação mental, aplicamos a tarefa de julgamento da lateralidade das mãos (JLM) em 72 crianças neurologicamente saudáveis, divididas em 4 grupos etários: 6 a 7 anos, 8 a 9 anos, 10 a 11 anos e 12 a 13 anos. Nessa tarefa, os participantes devem julgar a lateralidade de desenhos digitais de mãos em diferentes orientações espaciais. Para verificar se os voluntários usaram a IM para resolver a tarefa, foi avaliado o tempo de reação (TR), a acurácia e o efeito biomecânico, isto é, menor tempo de reação para reconhecer os estímulos rodados medialmente. Está última análise é crucial para definir o uso da IM durante a tarefa. Os resultados demonstraram um menor TR e melhor acurácia à medida que aumentava a faixa etária dos participantes, no entanto, todas as faixas etárias apresentaram o efeito biomecânico da tarefa, evidenciando que as crianças mais novas (6 a 7 anos) são capazes de se engajar em IM. Adicionalmente, o estudo II avaliou a capacidade de IM em crianças e adolescentes com PCH, tal como operacionalizada pela tarefa de JLM. Essa tarefa foi aplicada em 24 crianças e adolescentes com PCH divididas em dois grupos: PCH à direita PCHD (N: 19, idade 10±2,8 anos) e PCH à esquerda - PCHE (N: 5, idade 12,8±1,09 anos). Um grupo de 68 crianças sem lesão neurológica foi incluído no estudo para compor o grupo controle - GC (idade média 10,62±1,95 anos). Os resultados demostraram que as crianças com PCH foram menos precisas e mais lentas na tarefa do que o GC, sugerindo comprometimento na IM. Porém as diferenças não atingiram significância estatística, além disso, assim como o GC, as crianças com PCH apresentaram o efeito biomecânico da tarefa evidenciando que IM foi utilizada por todos os participantes. Por fim, o estudo III foi projetado para fornecer evidências preliminares quanto à eficácia da IM na reabilitação do membro superior na PCH. Para tanto, 24 crianças com PCH foram divididas em dois grupos: Grupo intervenção (GI) submetido a um programa de treinamento de IM, duas vezes por semana, durante 8 semanas consecutivas, com duração de 50 minutos a sessão. O GC foi submetido apenas à terapia convencional. Para verificar os efeitos da intervenção sobre o desempenho funcional do membro superior, os voluntários foram avaliados nos períodos pré-intervenção, pós-intervenção e follow-up pelo Assisting Hand Assessment (AHA). Os resultados evidenciaram melhora significativa nas medidas pré e pós-intervenção do GI no AHA (p<0,001). Por outro lado, o GC apresentou pequena melhora no AHA, contudo, sem significância estatística (p>0,05). Os achados desse estudo fornecem evidências preliminares quanto à eficácia do treinamento de tarefas de IM na reabilitação do membro superior de crianças e adolescentes com PCH.
Abstract: The Motor Imagery (MI) is a neurocognitive process during which the representation of an action is reproduced internally without any external manifestation of the motor act. The MI is important in a number of cognitive processes and action, including motor control, mental rehearsal, motion planning, feedforward control and orientation in space. Theorists suggest that active IM the same processes involved in planning and execution of movements. In adult literature, MI is an experimental paradigm widely used to study cognitive aspects of planning and motor control. Although MI today is a cognitive phenomenon widely studied in adults, few studies have investigated its development in children of preschool and school age. Investigate the development of MI is crucial to our understanding of motor development and enables better understand the IM atypical performance in clinical populations, such as in children with hemiplegic cerebral palsy (HCP). The HCP, the motor deficits observed in the affected upper limb are assigned to mechanisms involved in both running as motor planning. Recent evidence has suggested that the motor planning deficits in subjects with HCP may be associated with a reduced ability to use IM. In this regard, recent studies show convergent results, not allowing definitive conclusions about the IM capacity in individuals with HCP. Considering the fact that the neural structures of both the motor planning and IM are overlapping, rehabilitation using the MI could ease motor problems in the HCP. There is increasing evidence for this approach in the post-cerebrovascular accident adult hemiplegia, yet Im still awaits empirical tests in children with HCP. Given the above, the present work aims to clarify the existing gap in the literature on MI in children with typical development and HCP. To this end, this paper consists of three studies. In the study I was examined the development of MI in healthy children and adolescents in pre-school and school age. To investigate at what age children are able to perform MI, apply the judgment task laterality of hands (JLH) in 72 neurologically healthy children, divided into four age groups: 6-7 years old, 8-9 years old, 10-11 years and 12-13 years. In this task, participants must judge the handedness of digital drawings of hands in different spatial orientations. To verify that the volunteers have used MI to solve the task, it measured the reaction time (RT), accuracy and biomechanical effect, ie, less reaction time to recognize the stimulus rotated medially. The results showed a lower RT and better accuracy as increasing the age range of participants, however, all age groups presented the biomechanical effect of the task, showing that younger children, 6-7 years old, are able to engage in MI. Additionally, the study II evaluated the ability of MI in children and adolescents with HCP, as operationalized by JLH task. This task was applied in 24 children and adolescents with HCP divided into two groups: HCP on the right - RHCP (N: 19, age 10 ± 2.8 years) and HCP on the left - LHCP (N: 5, age 12.8 ± 1.09 years). A group of 68 children without neurological injury was included in the study to make up the control group - CG (average age 10.62 ± 1.95 years). The results demonstrated that children with HCP were less accurate and slower than the task CG, suggesting impairment in MI. But the differences did not reach statistical significance, moreover, as the CG, children with HCP had the biomechanical effect of job showing that MI was used by all participants. Finally, the study III was designed to provide preliminary evidence on the effectiveness of MI in the rehabilitation of the upper limb on HCP. To this end, 24 children with HCP were divided into two groups: intervention group (IG) underwent an MI training program twice a week for 8 consecutive weeks, lasting 50 minutes the session. The CG was subjected only to conventional therapy. To check the effects of the intervention on the functional performance of the upper limb, volunteers were evaluated in the pre-intervention period, post-intervention and follow-up by the Assisting Hand Assessment (AHA) and Habilhand Kids. The repeated measures ANOVA showed significant improvement in pre and post-intervention IG in both the AHA (p <0.001) and the Habilhand Kids (p = 0.003). The CG showed significant improvement only between pre-intervention measures and follow-up on Habilhand Kids (p = 0.027). The results of this study provide preliminary evidence for the effectiveness of MI task training in upper limb rehabilitation of children and adolescents with HCP.
Asunto: Neurociências
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AC7G6L
Fecha del documento: 18-feb-2016
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
souto_2016_dissertacao_vgh_05_abr..pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.