Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACAHPY
Type: Tese de Doutorado
Title: O valor da experiência social e escolar do ensino médio para jovens negros(as) e brancos(as)
Authors: Natalino Neves da Silva
First Advisor: Luiz Alberto Oliveira Goncalves
Abstract: A presente pesquisa buscou investigar o valor da experiência social e escolar do ensino médio para jovens negros(as) e brancos(as). A realização desta investigação foi norteada pela seguinte questão central: qual é o valor da experiência social e escolar do ensino médio para esses sujeitos. Para entender o problema proposto, foi selecionada uma escola estadual pública localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Na instituição realizamos a observação participante com estudantes em sala de aula, durante sete meses. O acompanhamento das práticas de ensino se deu no intuito de perceber a interação ocorrida entre os atores sociais. Elegemos dialogar exclusivamente com os estudantes do terceiro ano do ensino médio que estavam com a idade/série adequada. O diálogo estabelecido com eles se deu através da realização de quatro grupos de discussão. Nos grupos contamos com a participação de 29 estudantes. Das conversas realizadas com os(as) jovens negros(as) e brancos(as) suscitou a necessidade de dialogarmos também com os(as) seus(as) professores(as). Deste modo, foi realizado um grupo de conversação com a participação de seis docentes. Os seus discursos foram incorporados no trabalho no sentido de explicitar, aprofundar e confrontar percepções de pesquisa. Aplicamos ainda 243 questionários com os estudantes do 3º ano do diurno. A intenção de utilizar esse instrumento foi de mapear o perfil discente presente na escola. Sendo assim, com a realização desta pesquisa foi possível entender que os valores os quais os(as) jovens tanto negros(as) quanto brancos(as) atribuem a sua experiência social e escolar do ensino médio estão relacionados com as suas expectativas social e cognitiva. Eles são submetidos a responderem nesse sentido não só às demandas sociais, mas também conceber a sua individualidade. A pesquisa evidenciou ainda que a maior parte dos(as) jovens tanto negros(as) quanto brancos(as) estabelecem uma relação instrumental, utilitária e meritocrática com a sua experiência da escolarização média. Não obstante, podemos perceber que essa experiência é também reapropriada por eles. Isso se dá devido à constituição dos vínculos socioafetivos estabelecidos pelos atores por meio da socialização escolar. Esses vínculos consistem em uma das dimensões mais valorada dessa experiência para a maioria deles(as). A pesquisa revelou que é praticamente unânime entre estudantes desvalorizarem as práticas de ensino adotadas pela escola. Nesse sentido, a desvalorização dessas práticas aparece como sendo o principal motivo pelo qual os jovens desvaloram a sua experiência. De fato, a presença dos novos sujeitos na instituição não tem implicado o desenvolvimento de práticas pedagógicas de modo a atingir as singularidades socioculturais inerentes à condição do ser jovem. No que concerne à percepção dos estudantes referente às desigualdades sociorraciais, podemos compreender que elas são percebidas por eles(as) de maneira incipiente. A esse respeito, notamos que a diversidade étnico-racial enquanto tema não é tratado pela escola. O trabalho apontou ainda que a diversidade étnico-racial e de gênero emerge nas falas dos jovens tanto negros(as) quanto brancos(as) de maneira conflitiva, ambígua e contraditória. Por fim, a pesquisa mostrou que a compreensão sobre o valor da experiência social e escolar do ensino médio para jovens negros(as) e brancos(as) necessita ser mais bem entendida pelos seguintes campos de estudos, a saber: Ensino Médio, Juventude e Relações Raciais.
Abstract: The present research sought to investigate the value of social and scholar experience in the college for black and white youths. This research was grounded by the following central question: which is the value of this experience for those subjects? In order to understand the given problem, we selected a public municipal school located in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. In the institution we carried out a participant observation with students in the class-rooms, during a six-month period. The monitoring of the teaching practices intended to realize the interaction occurred between the social actores. We elected to dialog exclusively with the students of the third year of high school, that were in the proper ageyear. The dialog set with them was made through the realization of four discussion groups. In the groups, we counted on the participation of 29 students. From the talking with the black and white youths was raised the need to dialog also with their teachers. Thus, we conducted a conversation group with the participation of six teachers. Their discourses were incorporated in the work in the sense of explicating, deepening and confronting the perceptions of the research. We applied still 243 questionnaires to the students of the third year morning. The intention of using this instrument was to map the profile of the student present at the school. Therefore, with the carrying out of the research was possible to understand that the values which both black and white youths attribute to their social and scholar experience at high school are related to their social and cognitive expectative. They as submitted to respond in this sense not only to the social demands, but also conceive their individuality. The research evinced still that the most part of the youths both black and white establish a instrumental, utilitarian and meritocratic experience of high school. Nonetheless, we can perceive that this experience is also appropriated by them. That is due to the constitution of the socioaffective bounds made by the actors through scholar socialization. Those bounds consist in one of the most valued dimensions of that experience for most of them. The research revealed that is practically unanimous among the students to devalue the teaching practices adopted by school. In this sense, the devaluation of those practices appears as the main reason for which the youths devaluate their experience. In fact, the presence of new subjects in the institution has not implicated the development of pedagogical practices in order to achieve the sociocultural singularities inherent to the condition of being young. In relation to the perception of the students referent to the socioracial inequalities, we can understand that they are perceived by them in a incipient way. In this respect, we note that the ethnical-racial diversity as theme is not discussed at the school. The work appointed out still that the ethnical-racial, and gender diversity emerge from the talks of both black and white youth in a conflictive, ambiguous and contradictory way. At last, the research have shown that the comprehension of the value of social and schoolar experience of high school for black and white youths need to be better understood by the following study areas: High School, Youth and Racial Relationships.
Subject: Ensino médio Aspectos sociais
Relações raciais
Sociologia educacional
Educação
Ambiente escolar
Juventude Aspectos sociais
Relações de gênero
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACAHPY
Issue Date: 10-Jul-2015
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_de_doutorado_vers_o_final_revisada_2015.pdf2.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.