Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACEGB8
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Construções da aprendizagem da docência e da identidade profissional entre professores do curso de Odontologia no interior do estado de Pernambuco
Authors: Djaira Leitao de Araujo
First Advisor: Julio Emilio Diniz Pereira
First Referee: Angela Imaculada L de F Dalben
Second Referee: Mara Vasconcelos
Abstract: Esta investigação acadêmica discute a aprendizagem da docência e a construção da identidade profissional dos professores da educação superior. Elegemos como sujeitos participantes deste estudo os cirurgiões-dentistas e professores de um curso de Odontologiade uma instituição de ensino superior (IES) do interior do Estado de Pernambuco. Procuramos compreender como esses profissionais aprendem a ensinar e como se dão os processos de construção da identidade profissional desses sujeitos. Em conformidade coma literatura especializada da área de educação e da saúde os dados desta pesquisa também apontam que os cirurgiões-dentistas e professores encontram-se atualmente duplamente desafiados: por um lado, são convocados a romper com a prática privada da profissão paraassumir a responsabilidade da formação de profissionais capazes de dar respostas às necessidades de saúde bucal da população por meio de ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. Por outro lado, se deparam com mudanças na educação superior que visam a construção de uma nova identidade e de uma nova culturaprofissional docente, bem como a adoção de uma atitude de aprendizagem permanente dos seus saberes e práticas. Os achados desta pesquisa permitem afirmar que os cirurgiõesdentistas e professores da Instituição em questão vivenciam um momento de transição de uma prática especializada para a construção de uma prática mais reflexiva e crítica. A aprendizagem da docência enquanto mecanismo de desenvolvimento profissional apresenta-se como uma possibilidade para a construção de espaços e lugares no interior dasIES para que os professores vivenciem suas aprendizagens sobre aprender a ensinar. Antes, é preciso que saiam do isolamento a que estão habituados, e de forma interativa e coletiva reflitam na prática sobre novas maneiras de ser professor. Além disso, é necessário queestejam dispostos a construir numa nova cultura profissional no sentido de fortalecer a identidade docente.
Abstract: This research discusses the learning process of teaching as well as the process of construction of professional identity of professors of higher education. We chose as participant subjects on this study the dentists and professors of a course at a higher education institution (HEI) located in the interior region of the state of Pernambuco. We aimed to understand how the above mentioned professionals learn to teach as well as howthe processes of building professional identity of these subjests are verified. In accordance with the specialized literature in both heath and education areas, the data in this research also point that the dentists and professors are currently doubly challenged on the one hand are called to break up with the professional private practice in order to take theresponsibility on the formation of professionals who are able to respond to the needs of oral health of the population through actions of promotion, prevention and rehabilitation of health. On the other hand they face changes on higher education which aim the construction of both a new identity and a new teaching culture as well as the adoption of a permanent learning attitude concerning their knowledge and practices. The findings in this research enable us to affirm that dentists and professors in this institution experience a transitional moment from specialized skills to the constructions of a more reflexive and inquisitivepractice. The learning of teaching as a mechanism of professional development is verified as a possibility for the construction of spaces and places inside the HEI so the professors are able to share their experiences of leaning to teach. Before that it is necessary that they leavetheir peculiar isolation and on an interactive and collective manner reflect in a pratical sense about the new ways of being a professor. Besides that it is necessary that they are willing to build a new professional culture aiming to strengthen the teaching identity.
Subject: Educação médica
Educação
Professores universitários Formação
Odontologia Estudo e ensino
Prática de ensino
Identidade
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACEGB8
Issue Date: 30-Aug-2013
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
djadisserta__ofinal.pdf802.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.