Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACEHBA
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: "Sou analfabeta, mas não sou pacata": estratégias construídas por mulheres negras pouco escolarizadas para viverem em uma sociedade estruturada pela escrita
Autor(es): Ediany Aparecida Pereira Lima
Primeiro Orientador: Carmem Lucia Eiterer
Primeiro membro da banca : Liliane dos Santos Jorge
Segundo membro da banca: Shirley Aparecida de Miranda
Resumo: Esta pesquisa de mestrado teve como objetivo compreender as estratégias construídas por mulheres negras (pretas e pardas) educandas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para viverem com pouca ou nenhuma escolaridade em uma sociedade organizada através da escrita. Para isso, foram selecionadas cinco mulheres com idade entre 27 e 67 anos em processo de alfabetização na EJA. Buscou-se resgatar suas trajetórias de vida e trabalho e também levantar os eventos de letramento de que essas mulheres participam em sua vida cotidiana, para compreender quais soluções elas encontram para resolver situações que exigem leitura e escrita (na vida pessoal, profissional e na escola). Além disso, objetivou-se identificar "se" e "como" a questão racial aparece nos discursos dessas educandas. Para isso, utilizou-se, enquanto procedimento metodológico, a abordagem de pesquisa qualitativa e como ferramenta, o estudo de caso com entrevistas, em dois momentos: no primeiro, as entrevistas foram individuais narrativas e no segundo, entrevistas semi-estruturadas. Foram articuladas as categorias gênero, raça, trabalho e geração e utilizaram-se os conceitos de vulnerabilidade social, estratégia, interseccionalidade e analfabetismo. Foi possível observar trajetórias comuns entre as entrevistadas: abandono, pobreza, violência doméstica, baixos salários, dificuldades em assumirem-se como mulheres negras. Todas as educandas iniciaram-se no trabalho doméstico (seja remunerado ou não remunerado) ainda na infância, sendo esse o fator principal para interrupção ou não acesso à escola enquanto crianças. Identificou-se também um grande número de estratégias criadas por essas mulheres para superar as dificuldades com a leitura e escrita: oralidade, uso da memorização, ter pessoas como suporte, identificação de produtos e sabores pelas cores, dentre outros. Confirmou-se a hipótese inicial de que as questões relativas a gênero, raça e pouca escolarização conjugadas produzem efeitos sociais na vida delas. Esses efeitos foram relativos à inserção no mercado de trabalho, à renda, ao acompanhamento escolar dos filhos, ao acesso à saúde, ao consumo, etc. Espera-se com este trabalho contribuir para ampliar os conhecimentos acerca desse público, de modo que o conhecimento de suas especificidades possa contribuir para a formação de educadores para a Educação de Adultos, revertendo-se em práticas pedagógicas mais adequadas às suas demandas.
Abstract: This master's research aimed at understanding the strategies built by black women (black and brown) educandas of Youth and Adult Learning to live with little or no schooling in a society organized by the writing presence. For this, five women were selected - aged between 27 and 67 years - in literacy process in adult education. He attempted to rescue their life trajectories and work. And also raise the literacy events that these women participate in their daily lives to understand what such women find solutions to resolve situations that require reading and writing (in personal, professional and school). In addition, the objective was to identify "if" and "how" racial question appears in the speeches of these educandas. For this, it was used as a methodological procedure for qualitative research approach and as a tool the case study interviews, in two stages: in the first, the interviews were individual narratives and in the second, semi-structured interviews. The categories were articulated gender, race, job and generation and is used the social vulnerability concepts, strategy and illiteracy. It observed common paths between collaborators: abandonment, poverty, domestic violence, low wages, difficulties in taking as black women. All collaborators started on housework (whether paid or unpaid) in childhood, which is the main factor for switching or no access to school as children. It identified also a number of strategies created by these women to overcome the difficulties with reading and writing: speaking, use of memory, have people to support, product identification and tastes the colors, among others. It confirmed the initial hypothesis that the issues related to gender, race and little schooling combined produce social effects on the lives of these women. These effects were related to the integration into the labor market, income, schooling of children, access to health, consumption, etc. It is hoped that this work contribute increasing the knowledge about this public, so that the knowledge of their specific characteristics may contribute to the formation of educators for Adult Education, reversing into more appropriate pedagogical practices to their demands.
Assunto: Educação feminina
Educação
Analfabetismo
Negras
Educação de adultos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACEHBA
Data do documento: 14-Mar-2016
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_ediany_lima__sou_analfabeta_mas_n_o_sou_pacata.pdf895.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.