Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACWDYD
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Linnyer Beatrys Ruizpt_BR
dc.contributor.referee1Thais Regina de Moura Bragapt_BR
dc.contributor.referee2Luciano de Erricopt_BR
dc.contributor.referee3Leticia Toledo Maia Zobypt_BR
dc.creatorRonan Dutra Mendoncapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T00:18:06Z-
dc.date.available2019-08-10T00:18:06Z-
dc.date.issued2016-06-23pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACWDYD-
dc.description.abstractThe vehicular networks were designed to provide the possibility of communication among vehicles. By means of this communication, the vehicles become able to get and share assistance contents to the drivers, traffic safety and entertainement. In order to provide these sort of contents, applications aiming at becoming more pleasant and safe the time consumed are created. The applications with the specific function of entertainement carry out their functions by means of the distribution of contents such as songs, videos, web pages, and they have great importance and usefulness since they act in an increasinglychaotic environment, implied by problems caused by the own vehicle traffic. One of the greatest challenges regarding to the entertainement applications is the high demand for the bandwidth. In some situations, this resource is not enough to meet all the demands from the users at the request time. By the time the content requests are not entirelymet, interest conflicts take place in the competition for resources, decreasing the users satisfaction. For these applications, which are of collective use, to make available their resources with all their benefits, is essential to the data use of the user and environment context. This study uses a solution, available in literature, to these conflicts, taking intoconsideration the most appropriate algorithm to the environment and application context, by means of (CReMe - Conflict Resolution Methodology). The results have shown that it was possible use the methodology to solve the conflicts, in an adaptively way to thecontext, balacing the resources consumption and the user satisfaction.pt_BR
dc.description.resumoAs redes veiculares foram concebidas para fornecerem a possibilidade de comunicação entre veículos. Por meio desta comunicação, os veículos tornam-se capazes de obter e compartilhar conteúdos de assistência ao motorista, segurança no trânsito e entretenimento. Para prover estes tipos de conteúdos, são criadas aplicações com o intuito de tornar o tempo consumido no trânsito mais agradável e seguro. As aplicações com função específica de entretenimento realizam suas funções, por meio da distribuição de conteúdos como músicas, vídeos, páginas web e são de grande importância e utilidade por atuarem em um ambiente cada vez mais caótico, implicado por problemas gerados pelo próprio trânsito dos veículos. Um dos grandes desafios inerentes às aplicações de entretenimento é a alta demanda por largura de banda. Em algumas situações, este recurso não é suficiente para atender todas as demandas dos usuários no momento das solicitações. Quando as solicitações de conteúdos não são totalmente atendidas, ocorrem conflitos de interesses na disputa pelos recursos, reduzindo a satisfação dos usuários. Para estas aplicações, que são de uso coletivo, disponibilizarem seus recursos com todos os seus benefícios, são imprescindíveis a utilização dos dados de contexto dos usuários e do ambiente. Este trabalho utiliza uma solução, disponível na literatura, para resolver estes conflitos, considerando o algoritmo mais adequado ao contexto do ambiente e da aplicação, por meio da (CReMe - Conflict Resolution Methodology). Os resultados obtidos mostraram que foi possível utilizar a metodologia para resolver os conflitos, de modo adaptativo ao contexto, balanceando o consumo de recursos e a satisfação do usuário.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConflitos Coletivospt_BR
dc.subjectComputação ciente de contextopt_BR
dc.subjectRedes Veicularespt_BR
dc.subjectLargura de bandapt_BR
dc.subject.otherEngenharia elétricapt_BR
dc.subject.otherSistemas de comunicação móvelpt_BR
dc.subject.otherSistemas de comunicação em banda largapt_BR
dc.titleUma solução para disputa por largura de banda em aplicações deentretenimento para redes veicularespt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_mestrado_ppgee_ufmg_ronandutramendonca.pdf2.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.