Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AD4Q42
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Jose Antonio Souza de Deuspt_BR
dc.contributor.advisor-co1Shirley Aparecida de Mirandapt_BR
dc.contributor.referee1Icléa Albuquerque Vargaspt_BR
dc.contributor.referee2Angela Maria da Silva Gomespt_BR
dc.contributor.referee3Valeria de Oliveira Roque Ascencaopt_BR
dc.creatorTatiane Campos dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T04:19:39Z-
dc.date.available2019-08-13T04:19:39Z-
dc.date.issued2015-08-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AD4Q42-
dc.description.abstractIn this research, we have investigated the role of School and the construction of Identity in Vila Santo Isidoro Maroons community, located in Berilo, Jequitinhonha Valley/ Minas Gerais, in the perspective of Cultural Geography/ Ethnogeography. Some educational activities developed in the community were analysed in this sense. The methodological tools adopted for the development of this study included: bibliographic and documentary research; field works; cross walk; carrying out semi-structured interviews and development of mental maps. It was concluded Santo Isidoro State School, inserted in the community, is an instrument with the potential to legitimize the identity aspects of the group studied. It should be noted that the School was a result of the struggle of a community's own resident and so, it has the specificity of being in the community and being of the community; and, as a consequence, the actions taken there result of a collective effort to enhance the group's everyday lifept_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, investigou-se o papel da Escola e os processos de construção da Identidade na comunidade quilombola de Vila Santo Isidoro, localizada em Berilo, Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, sob a ótica da Geografia Cultural/ Etnogeografia. Analisaram-se, nessa perspectiva, algumas ações educativas realizadas na comunidade. Os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa compreenderam: pesquisa bibliográfica e documental; pesquisa a campo; caminhada transversal; realização de entrevistas semiestruturadas; e elaboração de mapas mentais. Concluiu-se que a Escola Estadual Santo Isidoro, inserida na comunidade, é um instrumento com potencial de legitimar os aspectos identitários do grupo estudado. Ressalte-se, a propósito, que essa Escola, por ter sido resultado da luta de um morador da própria comunidade, tem a especificidade de estar na comunidade e ser da comunidade, ou seja, as ações desenvolvidas na mesma resultam de um esforço coletivo em valorizar o cotidiano do grupo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunidade Quilombolapt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGeografia Culturalpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subject.otherTerritorialidade humana pt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherGeografia humana  Berilo (MG) pt_BR
dc.subject.otherComunidadept_BR
dc.subject.otherQuilombos  Berilo (MG) pt_BR
dc.subject.otherIdentidadept_BR
dc.titleRelações entre território e educação na comunidade quilombola de Vila Santo Isidoro - Berilo/MGpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_2016_tatiane__1_junho.pdf3.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.