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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Relações entre território e educação na comunidade quilombola de Vila Santo Isidoro - Berilo/MG
Autor(es): Tatiane Campos dos Santos
primer Tutor: Jose Antonio Souza de Deus
primer Co-tutor: Shirley Aparecida de Miranda
primer miembro del tribunal : Icléa Albuquerque Vargas
Segundo miembro del tribunal: Angela Maria da Silva Gomes
Tercer miembro del tribunal: Valeria de Oliveira Roque Ascencao
Resumen: Neste trabalho, investigou-se o papel da Escola e os processos de construção da Identidade na comunidade quilombola de Vila Santo Isidoro, localizada em Berilo, Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, sob a ótica da Geografia Cultural/ Etnogeografia. Analisaram-se, nessa perspectiva, algumas ações educativas realizadas na comunidade. Os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa compreenderam: pesquisa bibliográfica e documental; pesquisa a campo; caminhada transversal; realização de entrevistas semiestruturadas; e elaboração de mapas mentais. Concluiu-se que a Escola Estadual Santo Isidoro, inserida na comunidade, é um instrumento com potencial de legitimar os aspectos identitários do grupo estudado. Ressalte-se, a propósito, que essa Escola, por ter sido resultado da luta de um morador da própria comunidade, tem a especificidade de estar na comunidade e ser da comunidade, ou seja, as ações desenvolvidas na mesma resultam de um esforço coletivo em valorizar o cotidiano do grupo.
Abstract: In this research, we have investigated the role of School and the construction of Identity in Vila Santo Isidoro Maroons community, located in Berilo, Jequitinhonha Valley/ Minas Gerais, in the perspective of Cultural Geography/ Ethnogeography. Some educational activities developed in the community were analysed in this sense. The methodological tools adopted for the development of this study included: bibliographic and documentary research; field works; cross walk; carrying out semi-structured interviews and development of mental maps. It was concluded Santo Isidoro State School, inserted in the community, is an instrument with the potential to legitimize the identity aspects of the group studied. It should be noted that the School was a result of the struggle of a community's own resident and so, it has the specificity of being in the community and being of the community; and, as a consequence, the actions taken there result of a collective effort to enhance the group's everyday life
Asunto: Territorialidade humana 
Educação
Geografia humana  Berilo (MG) 
Comunidade
Quilombos  Berilo (MG) 
Identidade
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AD4Q42
Fecha del documento: 21-ago-2015
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