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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Na boca da mídia: o sujeito universitário nas instituições privadas de ensino superior
Authors: Antonio Carlos da Costa Nunes
First Advisor: Andre Marcio Picanco Favacho
First Referee: Shirlei Rezende Sales
Second Referee: Geovana Mendonça Lunardi Mendes
Third Referee: Adriana Maria Brandão Penzim
Abstract: O objetivo desta pesquisa foi investigar de que maneira as mídias de três instituições privadas de ensino superior têm operado para a constituição de um tipo de sujeito universitário singular. A materialidade da pesquisa se deu a partir das mídias de três instituições privadas de ensino superior pertencentes ao Grupo Kroton, sendo elas a Anhanguera, a Faculdade Pitágoras e a Unopar. O argumento da pesquisa é que ao entender as páginas do facebook e do youtube como aparatos discursivos poder-se-á averiguar a incisão dessas materialidades sobre processos de subjetivação do estudante do ensino superior. Os procedimentos metodológicos da pesquisa foram estruturados a partir da análise do discurso na perspectiva do filósofo Michel Foucault. Dentro desse universo de pesquisa, buscou-se no youtube das três instituições materiais publicados desde o ano de 2008 até 2015. Da mesma maneira, realizou-se o levantamento das postagens no facebook, de 2011 (ano da criação das páginas das três instituições) a 2015, focando nos vídeos das campanhas publicitárias, palestras e postagens que falavam sobre o sujeito universitário. No youtube foram analisados 58 vídeos publicitários, 3 palestras de professores, 16 vídeos produzidos por alunos ou que falavam sobre feitos de alunos. No facebook foram analisadas 157 postagens nos anos mapeados. A partir dessa primeira organização e tomando como referência o processo analítico buscou-se analisar estas produções a partir de quatro elementos, quais sejam: posição de sujeito, materialidade linguística, função referencial e campo associado. A tarefa metodológica consistiu na descrição de enunciados esparsos buscando construir uma unidade discursiva incidente sobre o sujeito universitário. A primeira constatação foi a determinação de uma posição de sujeito fundamental para adentrar na ordenação discursiva. Tal característica assemelha-se a um ethos artista, que opera de duas maneiras: como sedução daqueles alunos que estão do lado de fora do ensino superior e como determinação discursiva (assunção desse apelo) para aqueles que estão do lado de dentro. Tornar-se artista! Esse é o primeiro chamado. A segunda constatação foi a possibilidade de acesso para todos que desejarem entrar em um espaço de visibilidade, de reconhecimento e de aprendizagem desse ethos artístico. Dessa forma, é colocada em jogo a possibilidade de todos serem artistas nesse palco iluminado. Em terceiro lugar, verificou-se que a necessidade de um ethos artístico e a disponibilização disso para todos não é um movimento tão simples, sendo necessária a luta, ou a batalha, daquele que quiser ser visível em meio à multidão. A luta nada mais é do que a disponibilização, por essas mídias, de um conjunto de técnicas de si que prescrevem comportamentos e determinam uma forma-ser fechada para o corpo e a alma. Tal procedimento opera por meio de uma tecnologia política dos corpos discentes, tendo em vista torná-los o mais produtivos possível. Como conclusão, a pesquisa tenta demonstrar de que maneira as mídias dessas faculdades particulares têm operado como um dispositivo pedagógico que visa a atender a urgência da racionalidade neoliberal, constituindo um sujeito que deve prezar pela individuação de cada ato, ser um emprEuendedor e travar consigo mesmo uma luta continuada objetivando o sucesso.
Abstract: The objective of this research was to investigate how the three private institutions social media of higher education have been operating for the establishment of a singular kind of a university subject. The materiality of the research consisted of investigated the institutional media of three private higher education institutions belonging to the Group Kroton: Anhanguera, Pitágoras and Unopar. The argument of the research is to understand that the pages of facebook and youtube as discursive machines, makes it possible to ascertain the incision these materialities on subjective processes of the higher education student. The methodological procedures of the research were structured from the discourse analysis in the philosopher Michel Foucault perspective. Within this universe of research, he sought on youtube the three institutions published materials from 2008 to 2015. Similarly, there was a survey of posts on facebook, 2011 (year of the creation of the pages of the three institutions) to 2015, focusing on video advertising campaigns, lectures and posts that talked about the university subject. On youtube were analyzed 58 advertising videos, 3 lectures of teachers, 16 videos produced by students or talked about made students. On Facebook were analyzed 157 posts in mapped years. From this first organization and with reference to the analytical process, the research sought to analyze these productions from four elements: subject position, linguistic materiality, reference and associated field function. The methodological task was the description of sparse statements seeking to build a discursive incident unit on the university subject. The first finding was the determination of a subject position key to enter the discursive order. This feature resembles an ethos artist who operates in two ways: as seduction of those students who are outside of higher education and as a discursive determination (assuming that call) to those who are inside. Become an artist! This is the first call. The second point was the possibility of access for all who wish to enter in a space of visibility, recognition and learning of this artistic ethos. This way, it is put into play the possibility of all become artists in this enlightned stage. Thirdly, it was realized that the need for an artistic ethos and the providing of it for all is not a simple movement, being necessary the fight or the battle, of those who want to be visible in the crowd. The fight is nothing more than the provision by these media, of a set of techniques, of self prescribing behavior that determine a way-been closed to the body and the soul. This procedure operates by means of a political technology of learners bodies in order to make them most productive. In conclusion, the research tries to demonstrate how the media of these private colleges have been operating as a pedagogical device that aims to meet the urgency of the neoliberal rationality, being a subject who should appreciate the individuation of each act, be a entrepreneur himself and catch even with a continued struggle aiming success.
Subject: Publicidade
Universidades e faculdades particulares
Educação
Ensino superior
Estudantes universitários
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADJPED
Issue Date: 12-May-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



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