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Type: Tese de Doutorado
Title: Efetividade da formação a distância para gestores da educação básica: a experiência da Escola de Gestores na UFMG
Authors: Jacqueline de Castro Laranjo
First Advisor: Fernando Selmar Rocha Fidalgo
First Referee: Maria Auxiliadora Maués de Lima Araújo
Second Referee: Edson Nascimento Campos
Third Referee: Wagner Jose Corradi Barbosa
metadata.dc.contributor.referee4: Alexandre Borges Miranda
Abstract: Esta tese apresenta os resultados da avaliação da efetividade da formação a distância. Nossa investigação focalizou o curso de especialização em gestão escolar, do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, desenvolvido no Ministério da Educação e ofertado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no período de 2008 a 2011, no intuito de identificar seus efeitos no âmbito pessoal e profissional dos egressos. Estabelecemos como hipótese a diferença na gestão realizada pelos egressos do curso, emsuas escolas, após a formação lato sensu em gestão escolar realizada a distância. Utilizamos o modelo de avaliação de resultados em quatro níveis desenvolvido por Kirkpatrick em 1976, acrescido da modificação implementada por Hamblin em 1978. O modelo foi escolhido porque nosso foco de análise incidia sobre os aprendizes e não sobre os meios e as ferramentas do curso. Realizamos um estudo de caso e optamos por uma metodologia qualiquantitativa dentro dos limites de suas especificidades, para que pudessem ser complementares na interpretação e descrição dos fatos e da realidade observada. Nosapoiamos em quatro fontes de evidências: o questionário, a análise documental, a entrevista e a observação. O estudo se justificou face a necessidade de ampliação, fortalecimento e consolidação da oferta de cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu voltados àformação dos profissionais ligados a educação básica do país apontados pelo documento final da Conferência Nacional de Educação em 2010. Os resultados assinalaram a diferença entre a gestão escolar realizada antes e depois da participação do egresso no curso e ainda revelaram que essa diferença não ocorreu ao acaso. Os dados mostraram que houve uma relação direta dos conteúdos trabalhados no curso com a aprendizagem revelada nas respostas dos egressos.Identificamos a apropriação pelos egressos de diferentes ferramentas com o propósito de consolidar habilidades e atitudes democráticas frente à gestão das escolas, assim se antes do curso apenas 13%(12/85) dos projetos políticos pedagógicos eram desenvolvidoscoletivamente pela comunidade escolar, após o curso passaram a ser 81% (73/85). Observamos ainda, um aumento significativo (valor-p<0,05) no percentual de órgãos colegiados de apoio à gestão nas escolas dos egressos. Houve também mudança no comportamento do egresso em relação a sua atuação mais frequente na dimensão pedagógica da escola após o curso, tendo em vista que antes do curso essa atuação era mais frequente na dimensão administrativa. A análise qualitativa aponta para uma dissonância em relação ao resultado final, a implementação da gestão escolar democrática nas escolas não foi semelhante para todos os egressos entrevistados, tais resultados guardam estreita relação com a conjuntura externa à escola. Ainda assim, consideramos que esses resultados não desqualificam a efetividade da formação. Concluímos, portanto, que há unicidade nos dados que demonstraram a efetividade da formação em gestão escolar, mesmo porque a mudança não ocorre igual e nem ao mesmo tempo para todos, sendo assim o curso analisado se anuncia como estratégico para a inserção de práticas colegiadas nas escolas em uma perspectiva mais transformadora: a gestão escolar democrática.
Abstract: This thesis presents the results of an evaluation of the effectiveness of distance learning. Our research focused on the Specialization in School Administration course of the National School for Basic Educational Administrators Program, developed by the Ministry of Education, and offered by the Federal University of Minas Gerais, between 2008 and 2011, with the intention of identifying its effects in both the personal and professional spheres of the graduates. As our hypothesis, we sought to establish the difference in management as performed by the graduates of the course, after their lato sensu distance learning in school management. We utilized Kirkpatrick's four levels of training model (1976) with Hamblin'smodifications (1978). This model was chosen because our analysis was focused on the learners and not on the means and tools of the course. We performed a case study and opted for a qualitative-quantitative methodology within the limits of its specific features, so that their interpretation would be complementary and describe the facts and the realities observed. We used four sources of evidence: questionnaires, analysis of the documents, interviews andobservation. The justification for this study was the need to expand, strengthen and consolidate the amount of both latu sensu and stricto senso post-graduate programs that are focused on the training of basic education professionals nationally, as was pointed out in the final document of the National Education Conference in 2010. The results showed the difference between school administration performed prior to and following the graduates' participation in the course, and furthermore, showed that this was not a chance difference. The data showed a direct relationship between the content covered in the course and the learningdemonstrated by those who completed it. We identified the use, by the graduates, of several tools with the intention of consolidating democratic attitudes and abilities in relation to school administration. While only 13% (12/85) of pedagogical political projects were developed collectively by the school community prior to the course, 81% (73/85) were developedcollectively afterwards. We also observed a significant increase (P-value <0.05) in the percentage of cooperative outside support agents for administration in the schools of the graduates. There was also a change in the behavior of the graduates in relation to their more frequent participation in the school's pedagogical area, whereas prior to the course this involvement was more commonly seen in the administrative area. The qualitative analysis points to a dissonance in relation to the final result, the implementation of democratic school administration in schools was not the same for all of the graduates who were interviewed, the results are closely related to the school's external environment. Still, we believe that these results do not disqualify the effectiveness of the training. We therefore conclude that there is consensus in the data demonstrating the effectiveness of the training in school management,due to the fact that change does not occur in the same way nor at the same time for everyone, so upon analysis the course is shown to be strategic for the inclusion of cooperative practices in schools within in a more transformational approach: democratic school administration.
Subject: Ensino à distância
Educação
Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública (Brasil)
Professores Formação
Escolas Organizacao e administracao
Administradores escolares
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADQJ6C
Issue Date: 25-Feb-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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