Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADQKSA
Type: Tese de Doutorado
Title: Uma proposta de análise semiótica do processo de integração de múltiplasrepresentações
Authors: Marcus Vinicius Duarte Silva
First Advisor: Rosaria da Silva Justi
Abstract: Este trabalho discute o papel das representações no Ensino de Ciências e apresenta recentes pesquisas na área sobre o assunto. O tema central do trabalho é o processo de integração entre representações, isto é, como se dá a relação entre as representações na construção de sentidos em espaços multirrepresentacionais. O referencial teórico escolhido é a semiótica de Charles Sanders Peirce (1839-1914), segundo o qual o signo é definido como uma relação triádica entre o representamen (o referente), o objeto (referenciado) e um interpretante. Assim, ao mesmo tempo em que o signo é formado por essa relação entre representamen e objeto, ele permite queo representamen referencie o objeto a partir da relação com o interpretante. Além desta perspectiva triádica do signo, este trabalho leva em consideração: (i) as categorias fenomenológicas de Peirce (Primeiridade, Secundidade e Terceiridade); (ii) as distinções queele faz do objeto (imediato e dinâmico) e do interpretante (imediato, dinâmico e final); e (iii) o conceito de semiose, entendida como a ação do signo. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma ferramenta de análise semiótica, fundamentada na teoria peirciana, para analisar osprocessos de integração entre representações que ocorrem em situações de ensino e aprendizagem. A ferramenta é, então, avaliada segundo sua aplicabilidade, sua coerência e sua relevância. A aplicabilidade está associada ao trato operacional da ferramenta e à sua complexidade de entendimento. A coerência é um critério de validação, uma vez que os resultados apontados por ela devem ser coerentes com o que é conhecido na literatura da área de Ensino de Ciências. A relevância é entendida como a capacidade de oferecer novas informações, posto que um instrumento que não agregue novas informações não teria necessidade de ser criado. Para avaliar estes três critérios são desenvolvidas duas análises distintas. A primeira apresenta uma entrevista em que uma licencianda do 7º período de Física utiliza múltiplas representações em um ambiente de simulação discutindo o conceito de inércia. Os dados foram obtidos a partir de questões que visavam entender como ela atribuía sentidosàs representações que surgiam na tela e como promovia a integração entre as mesmas. A segunda análise é uma releitura de dados de uma pesquisa recentemente publicada em um periódico internacional que utiliza o mesmo referencial teórico. A partir das duas análisesconclui-se que a ferramenta é aplicável, coerente e relevante. O trato operacional da ferramenta é considerado adequado, ainda que a teoria semiótica de Peirce apresente certa complexidade. Um contraponto que se faz à ferramenta é quanto ao excesso de informações que ela traz. Ouseja, ela relaciona muitas características semióticas do signo que podem ser desnecessárias em análises específicas, dificultando sua aplicação. Por outro lado, ela pode ser utilizada em partes sem prejuízo da compreensão do todo, isto é, pode-se simplificar a ferramenta adequando-a a um objetivo específico sem ferir a essência da semiótica peirciana. A análise dos dados apontou resultados consistentes com os encontrados na literatura, indicando sua coerência, e trouxe umanova perspectiva de análise para processos cognitivos importantes, como a construção de sentidos e as situações de conflitos cognitivos, indicando a relevância da ferramenta.
Abstract: This thesis discusses the role of representations in science teaching and presents recent research in the area on the subject. The central topic of the study is the process of integration between representations, that is, how the relationship between representations in the construction ofmeaning in multiple representations environments occurs. The theoretical framework is the semiotics of Charles Sanders Peirce (1839-1914), according to which a sign is defined as a triadic relationship between representamen (the referent), the object (that is referenced) and the interpretant. Thus, at the same time that the sign is formed by the relationship between the representamen and the object, it allows the representamen to make reference to the object, from relationships with the interpretant. In addition to this triadic perspective of the sign, this study takes into account: (i) the phenomenological categories of Peirce (Firstness, Secondness and Thirdness); (ii) the distinctions he makes involving the object (immediate and dynamic) and the interpretant (immediate, dynamic and final); and (iii) the concept of semiosis, understood as the action of the sign. The aim of this study is to develop a tool, based on Peirce's theory, for supporting a semiotic analysis of the processes of integration between representations that occur in teaching and learning contexts. The tool is then evaluated according to its applicability, its coherence and its relevance. The applicability is linked to the tool operating tract, and to its complexity of understanding. The coherence is a validation criterion, since the results it indicates should be consistent with what is known in the literature of science education. The relevance is defined as the extent to which the tool offer new information, since an analytical instrument that adds no new information would not need to be created. To evaluate these three criteria, two separate analyses were performed. In the first one, we present an interview in which a pre-service physics teacher uses multiple representations in a simulation environment discussing the concept of inertia. Data were collected from questions that aimed at understanding how she attributed meaning to the representations that appeared on the screen and how she integrated them. The second analysis is a re-reading of data from a study recently published in an international journal that uses the same theoretical framework. From the two analyses it is concluded that the tool is applicable, coherent and relevant. The tool operating tract is considered adequate, even though Peirce's semiotics presents some complexity. A counterpoint concerning the tool is the excess of information it brings to the analysis. That is, it lists many semiotic characteristics of the sign that can be unnecessary in specific analyses, hindering their application. On the other hand, it can be used in parts without prejudice to the understanding of the whole, that is, it is possible to simplify it to a specific purpose without losing the essence of Peirce's semiotics. In both analysis, the outcomes brought consistent results with literature, which indicate it coherence, and a new analytical perspective to important cognitive processes, such as meaning making and the situations of cognitive conflicts, which indicates the relevance of the tool.
Subject: Educação
Semiótica
Ciência Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADQKSA
Issue Date: 26-Feb-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
texto_tese_pos_defesa_vfinal.pdf14.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.