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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Acampamentos de férias e lazer: uma análise de currículos de formação profissional
Authors: Gustavo Schunemann Christófaro
First Advisor: Helder Ferreira Isayama
First Referee: Edmur Antonio Stoppa
Second Referee: Ana Claudia Porfirio Couto
Abstract: Os acampamentos de férias, entendidos como equipamentos específicos de lazer, são instituições privadas, filantrópicas ou organizações não governamentais, nas quais a multidisciplinaridade pode ser vivenciada. São locais onde os sujeitos têm a oportunidade deconviver e trocar experiências com pessoas de faixas etárias e locais diferentes, além de experimentar múltiplas sensações, saindo da rotina das cidades. Apesar de a atividade ser realizada no Brasil desde meados da década de 1940, em várias instituições e com diferentesmetodologias de trabalho, trata-se ainda de uma atividade que carece de fundamentação teórica relacionada aos estudos do lazer, que embase tanto a sua filosofia de trabalho quanto o processo de formação de seus profissionais. Tendo como referência a discussão sobre atemática da formação profissional em lazer e utilizando os estudos curriculares como pano de fundo para a discussão, este estudo pretendeu realizar uma reflexão sobre os acampamentos de férias, sobretudo em relação aos currículos dos cursos de formação profissional oferecidos por essas instituições. Assim, teve como objetivo descrever e analisar o currículo dos cursos de formação oferecidos por dois acampamentos de férias, realizados como parte das atividades do processo de seleção de seus profissionais. Além disso, na tentativa de descobrir o que o currículo desses cursos almeja, o estudo buscou identificar as estratégias metodológicas utilizadas, os conteúdos, as dinâmicas de trabalho, os objetivos dos cursos e as concepções de lazer desenvolvidas pelos profissionais responsáveis por esses cursos. Como metodologia, foram combinadas as pesquisas bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica foi norteada pelas teorias do currículo, por pesquisas sobre os acampamentos de férias e pelos estudos sobre a formação profissional em lazer. A pesquisadocumental foi feita a partir do material impresso distribuído aos participantes no período dos cursos de formação, e a pesquisa de campo foi realizada através da observação estruturada e da aplicação de entrevistas semiestruturadas com os responsáveis por ministrar os cursos. Para o tratamento dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Pude notar que ambos os cursos possuem uma estrutura organizacional semelhante e compartilham do objetivo de treinar e qualificar seus profissionais. Notei que os profissionais responsáveispelos cursos possuem trajetórias de formação inicial distintas, e identifiquei cinco diferentes fatores que causaram a aproximação e, consequentemente, o inicio de suas atuações nos espaços: contato com a temática dos acampamentos de férias durante o curso de graduação; contato com outros profissionais que atuavam na área; influência familiar; experiência enquanto ex-acampante; processo de seleção. Ambos os acampamentos buscam o mesmoperfil de profissionais: jovens recém ingressos nas universidades e que possuem tempo disponível para a atuação, que é realizada mediante a participação em um estágio prático. Identifiquei que os profissionais responsáveis pela organização dos cursos analisados possuem diferentes formas de conceber o lazer. Além disso, verifiquei que ambos os cursos possuem uma estrutura curricular semelhante, nos quais módulos teóricos e práticos são abordados separadamente. Nesse sentido, acredito que os currículos dos acampamentos, entendidos como campo aberto de significação, devam ser construídos com o objetivo de contribuir para a produção de sujeitos críticos que questionem aquilo que já foi significado.
Abstract: Vacation camps, knowing as leisure facilities are private institutions, non-profit or nongovernmental organizations where multidisciplinarity can be experienced. They are places where participants have the opportunity to socialize and to share experiences with people from different age groups and locations, as an opportunity to leave their routine in big cities.Although this type of activity is carried out in Brazil since the mid-1940s, it lacks theoretical basis related to leisure studies, including its philosophy and the process of professional training due to the variety of institutions and different work methodologies available. Considering the available literature in the area and the issue of lack of professional training inleisure, this study aimed to carry out a reflection on vacation camps. Specifically, to review the curriculum of professional training offered by theses institutions. Thus, we aimed to describe and analyze the professional training courses offered by two vacation camps, carriedout as part of their activities in their professional selection process. Moreover, as an attempt to analyse the courses curriculum, this study identified the methodological strategies used and work dynamics developed by the professionals responsible for these courses. This current study combined bibliographic, documentary and field research. The literature research was guided by the theories of the curriculum, and research on vacation camps and studies on professional training in leisure. The documentary research was made using printed materialdistributed to participants during the period of professional training courses. The field research was conducted through structured observation and application of semi-structured interviews with those responsible for administering the courses. The data was interpretedusing the technique of content analysis. It was noticed that both courses have a similar organizational structure and objective to train and qualify their professionals. It was also noticed that the professionals responsible for the courses came from different fields. It was identified five different factors that caused their interest in this area : contact with the theme of vacation camps during their undergraduate course, contact with other professionals working in the area; family influence, experience as a former camper, and selection process. Both camps seek the same type of professionals: young freshmen in universities who have time available for the work, which is carried out through participation in a traineeship. It was identified that the professionals responsible for organizing the courses have different ways of offering leisure. Furthermore, it was found that both courses have a similar curriculum, which includes theoretical and practical modules offered separately. In conclusion, I believe that thecurriculum of vacation camps, knowing as an open field, must be built in order to contribute to the production of critical subjects.
Subject: Formação profissional
Lazer e educação
Curriculos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADREJQ
Issue Date: 30-May-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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