Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADRKU9
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Configurações sócioculturais da docência no Instituto Médio de Economia de Cabassango, Cabinda/Angola
Authors: Andre Ndoqui Junior
First Advisor: Shirley Aparecida de Miranda
First Referee: Silvani dos Santos Valetim
Second Referee: Geraldo Magela Pereira Leao
Third Referee: Vanda Lucia Praxedes
metadata.dc.contributor.referee4: Lucia Helena Alvarez Leite
Abstract: As condições de trabalho docente estão entre os factores mais discutidos em todas as ocasiões em que se trata da melhoria do ensino em Angola e qualquer que seja o nível de ensino considerado. Nessa perspectiva, a pesquisa buscou compreender o enfrentamento das diferenças individuais e colectivas no ambiente escolar e fora dele, com o tema Configurações Socioculturais da Docência no Instituto Médio de Economia de Cabassango, Cabinda/Angola. A de noção de condições de trabalho designa o conjunto de recursos que possibilitam a realização do trabalho, envolvendo as instalações físicas, os materiais e insumos disponíveis, os equipamentos e meios de realização das actividades e outros tipos de apoio necessários à organização do trabalho docente, bem como plano de carreira do docente, enfim, as condições vividas pelos professores dentro e fora do ambiente escolar. Constituiu uma necessidade identificar quais são os determinantes que afectam no processo ensino e aprendizagem e fazer uma reflexão das tensões vividas por esses profissionais no ambiente de trabalho e fora dele. O marco dessa investigação são as configurações socioculturais na docência em consequências das mudanças sociopolíticas, sociais, históricas e reformas em vários sectores ocorridas no país no periodo de 2000 a 2010. O desenvolvimento da pesquisa quali-quantativa no Instituto Médio de Economia de Cabassango Cabinda Angola adoptou como instrumentos de colecta de dados a observação, 167 questionário, e 6 entrevista semiestruturadas. As análises efectuadas sobre a temática basearam-se, principalmente, nos seguintes autores: MARX (2002). Tardif e Lessard (2005) Giddens (2002) MOSCOVICI (2003), (YUS, 1998) MOREIRA E CANDAU (2003), (FRANCO E BONAMINO 2005) (SÁ, 2003) (ASSUNÇÃO, 2008) (FOUCAULT, 2007 e 1995), (OLIVEIRA, 2004). entre outros. Os resultados corroboraram a hipótese de que o desgaste dos professores é determinado em boa parte, pela carga horária, natureza da actividade, pela forma de organização do seu trabalho, bem como a desvalorização social do professor. Entretanto, ainda que a maioria dos professores demonstre uma prática pedagógica favorável no trato das diferenças individuais dos alunos, ficou evidente a complexidade dessa questão no cotidiano de sua prática, ao lidar com as diferenças sociocultural presentes na comunidade escolar, o que ainda é um gargalo a ser diluído para o bem da própria comunidade e principalmente para o ensino e aprendizagem.
Abstract: The teacher working conditions are among the most discussed factors in all occasions when it comes to the improvement of education in Angola and whatever level of education considered. In this perspective, the research sought to understand the confronting the individual and collective differences in the school environment and outside of it, with the theme of Teaching Sociocultural Settings in the Middle Cabassango economy Institute, Cabinda-Angola. The notion of working conditions means the set of features that allow the accomplishment of the work, involving the physical facilities, materials and supplies available, equipment and means of carrying out the activities and other kinds of support necessary for the organisation of teaching work, as well as career teaching's plan, in short, the conditions experienced by teachers inside and outside the school environment. Was a need to identify what are the determinants that affect the teaching and learning process and make a ...The landmark of this investigation are sociocultural settings in teaching in consequences of socio-political, social, historical changes and reforms in various sectors that have occurred in the country in the period from 2000 to 2010. The development of quality research quantativa at the Institute of economy of Cabinda Cabassango Angola adopted as tools of data collection, observation, questionnaire and 182 6 semi-structured interview. The analyses carried out on the subject were based mainly on the following authors: MARX (2002). Tardif and Lessard (2005) Giddens (2002) MOSCOVICI (2003), (YUS, 1998) MOREIRA and CANDAU (2003), (FRANCO and BONAMINO 2005) (FR, 2003) (ASSUMPTION, 2008) (FOUCAULT, 1995 , 2007), (OLIVEIRA, 2004). among others. The results corroborate the hypothesis that the wear and tear of teachers is determined largely by the workload, nature of the activity, by the form of organization of their work, as well as the social devaluation of the teacher. However, even If most teachers demonstrate a favourable pedagogical practice in dealing with individual differences of students, it was evident the complexity of this issue in the everyday life of his practice, when dealing with cultural differences present in the school community, which is still a bottleneck to be diluted for the good of the community itself and especially for teaching and learning.
Subject: Educação Angola
Professores Aspectos sociais
Sociologia educacional
Educação
Educação Cabinda (Angola: Província)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADRKU9
Issue Date: 29-Aug-2014
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1_ndoqui._disserta__o._fae.ufmg.pdf1.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.