Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADRLWC
Type: Tese de Doutorado
Title: Simulações e laboratórios virtuais como recursos mediacionais multimodais nas ações de um professor de Física
Authors: Renato Pontone Junior
First Advisor: Helder de Figueiredo e Paula
First Referee: Orlando Gomes de Aguiar Junior
Second Referee: Francisco Angelo Coutinho
Third Referee: Fabio Augusto Rodrigues e Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Adelson Fernandes Moreira
metadata.dc.contributor.referee5: Juarez Melgaco Valadares
Abstract: A pesquisa apresentada nesta tese teve como objetivo investigar como simulações e laboratórios virtuais são usados por um professor de Física experiente para mediar o ensino dessa disciplina. Os referenciais teóricos que fundamentaram a pesquisa foram: 1- a Teoria da Ação Mediada, segundo a qual toda a ação humana é mediada por recursos mediacionais (mediational means) que estão disponíveis em um cenário sociocultural particular; 2- a Teoria Multimodal da Semiótica Social, que estuda os processos de compartilhamento, negociação e produção de sentidos e significados entre sujeitos por meio de modos de comunicação verbais, visuais, gestuais e acionais; 3- os trabalhos do grupo de Wolff-Michael Roth sobre o papel das Inscrições Didáticas no ensino e na aprendizagem das ciências. A pesquisa foi realizada em uma sala de aula de Física de uma escola pública federal dedicada à formação técnica de nível médio. Os principais dados foram gerados por gravações em vídeo de uma sequência de ensino sobre ondulatória, ao longo do último trimestre letivo de 2013. Utilizando nossos referenciais teóricos, concebemos quatro unidades de análise e trilhamos um percurso analítico constituído por três níveis: macro, meso e micro. Nossas análises nos autorizam dizer que: (i) as simulações e os laboratórios virtuais mediaram, direta ou indiretamente, toda a sequência de ensino; (ii) o professor coordena o uso de simulações e laboratórios virtuais com uma diversidade de outros recursos mediacionais, reconhecendo as potencialidades e as limitações dos diferentes recursos; (iii) o professor preocupa-se em auxiliar os estudantes na interpretação dos signos que compõem as inscrições didáticas expostas nas telas dos aplicativos; (iv) ao mediar a interação do estudantes com simulações e laboratórios virtuais, o professor orquestra múltiplos modos de comunicação para explicar e reforçar conceitos-chave e inscrições didáticas. Nas considerações finais, implicações dos resultados dessa análise para a pesquisa em ensino de ciências e para a prática docente são apresentadas e discutidas.
Abstract: The research presented in this thesis had an aim to investigate how simulations and virtual labs are used by an experienced teacher of physics to mediate the teaching from this subject. The theoretical frameworks which supported the research were: 1- the Theory of Mediated Action, which says all human actions are mediated by meditational means available in a particular sociocultural setting; 2- the Multimodal Theory of Social Semiotics, which studies the process of sharing, negotiation and production of means and meanings among subjects through verbal, visual, gestural and actional modes of communication; 3- the works of Wolff-Michael Roth's group about the role from didactic inscriptions in teaching and learning of science. The research was conducted in a physics classroom from a federal public school dedicated to the mid-level technical training. The main data were generated by video recordings of a teaching sequence about wave, along the last academic quarter of 2013. Taking for granted our theoretical frameworks, we conceived four units of analysis and we developed an analytical scheme consisted of three levels: macro, meso and micro. Our analyses allow us to say that: (i) the simulations and virtual labs mediated, directly or indirectly, the entire teaching sequence; (ii) the teacher coordinates the use of simulations and virtual labs with a variety of other mediational resources; (iii) the teacher assists students in interpretation of signs which make up the exposed didactic inscriptions on the applicative screens; (iv) by measuring the interaction of students with simulations and virtual labs, the teacher orchestrates multiple modes of communication to explain and reinforce key concepts and didatic inscriptions . In the final considerations, implications of the results from this analysis for a research in teaching of science and teaching practice are presented and discussed.
Subject: Ambientes virtuais compartilhados
Educação
Ciências Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Fisica Estudo e ensino
Simulação (Computadores)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADRLWC
Issue Date: 8-Jul-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_vers_o_final_renato_pontone.pdf4.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.