Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADTH4M
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Arjuna Casteli Panzerapt_BR
dc.creatorPaulo Roberto Valentept_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T18:25:15Z-
dc.date.available2019-08-11T18:25:15Z-
dc.date.issued2014-12-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADTH4M-
dc.description.resumoO trabalho intitulado Ensino de Astronomia na perspectiva investigativa uma abordagem crítica às propostas de livros didáticos tem como objetivo analisar como os conteúdos de Astronomia, especificamente "as estações do ano", contidos em livros didáticos podem ser traduzidos em sala de aula, de modo a torná-los de cunho investigativo. Esta abordagem se insere no contexto do ensino investigativo como prática inovadora e criativa, buscando compreender como os sujeitos podem intervir na realidade na busca de novos patamares, como a emancipação social do cidadão crítico, criativo e participativo, que diante das possibilidades, busca de forma sustentável, a transformação. Para o andamento das atividades foi desenvolvido uma sequência didática para o ensino do tema "Estações do ano", objetivando proporcionar aos estudantes uma visão global dos conteúdos envolvidos, bem como estabelecer uma relação entre o saber científico e o saber cotidiano. Foram utilizadas várias modalidades didáticas, problematização, vídeo, projeção de slides, textos, modelos, entre outras, na tentativa de se atender às diferenças individuais dos estudantes. Este estudo ainda pretendeu discutir as dificuldades encontradas por professores do ensino fundamental em ministrar os temas relacionados à Astronomia na sua prática em sala de aula, abordando uma possível relação entre os erros conceituais no ensino de Astronomia encontrados em livros didáticos e as concepções prévias de estudantes e professores. Os resultados indicam que a sequência didática favoreceu os processos de ensino e aprendizagem. As produções dos estudantes revelaram ainda que as atividades propostas tiveram diferentes níveis de significância para os mesmos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciências por investigaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Astronomiapt_BR
dc.subjectEstações do anopt_BR
dc.subject.otherAstronomia Estudo e ensinpt_BR
dc.subject.otherAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subject.otherCiência Estudo e ensino (Ensino medio)pt_BR
dc.titleEnsino de astronomia na perspectiva investigativa: uma abordagem crítica às propostas de livros didáticospt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_paulo_r_valente_2014_final__1_.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.