Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADUKQF
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Apropriação da proposta investigativa de um livro didático por uma professora de ensino de Ciências
Authors: Danielle de Assis Rocha
First Advisor: Orlando Gomes de Aguiar Junior
Abstract: O presente trabalho tem como núcleo de investigação a prática pedagógica de uma professora de ciências do Ensino Fundamental II, em uma escola pública de Belo Horizonte. O objetivo geral da pesquisa consiste em compreender como se dá a apropriação da perspectiva investigativa presente em uma coleção de livros didáticos. Para isso, procuramos compreender a perspectiva da professora a respeito das atividades investigativas, os modos como procura desenvolvê-las em sua sala de aula e os usos que faz do livro didático. Acompanhamos a rotina escolar e as aulas desta professora em quatro turmas, durante dois trimestres letivos (final de 2014 e início de 2015). Adotamos como referencial teórico-metodológico a perspectiva sociocultural, fundamentada nos pensamentos teóricos de Vygotsky e Bakhtin, analisamos as interações da professora com as ferramentas culturais presentes naquele contexto escolar. Focamos nossa análise na interação com o livro didático e o discurso verbal durante o desenvolvimento de atividades com características investigativas, planejadas (ou não) como tal. A análise de dados foi dividida em duas partes. Na primeira parte, analisamos as perguntas formuladas pela professora como recursos de mediação semiótica utilizados para auxiliar no estabelecimento da intersubjetividade com os estudantes frente a fenômenos e processos em estudo. A partir da análise dos tipos de questões colocadas pela professora e sua postura frente às questões e contribuições dos estudantes, pudemos identificar uma alternância entre discursos característicos de uma postura tradicional e investigativa. Identificamos no discurso da professora indícios de apropriação de uma proposta didática investigativa, destacada pela predominância do uso das questões centradas nos estudantes. Na segunda parte da análise, buscamos compreender a influência do livro didático no trabalho realizado pela professora. Analisamos a sequência de aulas que foram acompanhadas como um todo, buscando por influências da proposta do livro didático no planejamento e condução das aulas, além da análise do desenvolvimento de atividades investigativas propostas pelo livro didático, planejadas como tal. Destacamos a centralidade do livro didático na prática pedagógica da professora investigada, mas também um protagonismo docente na condução, organização e estruturação das atividades dos estudantes. As implicações desse trabalho incluem discussões sobre a influência dos estudantes no desenvolvimento de atividades investigativas conduzidas pelo professor e sobre processos de escolha e de usos do livro didático.
Abstract: This research has as its core investigation the pedagogical practice of an elementary school science teacher, in a public school in Belo Horizonte, Brazil. The research question focuses on understanding how this teacher appropriates an inquiry based learning (IBL) perspective, found in a selected textbook. To achieve this central goal we need to understand other aspects of the selected teachers practice, such as her perspective on teaching and learning by inquiry, the ways she develops inquiry based activities in the classroom and the uses she makes of the textbook. We followed the school routine and the lessons of a teacher in four classes, during two trimesters (late 2014 and early 2015). Immersed in the context of qualitative research within the socio-cultural perspective, based on the theoretical thoughts of Vygotsky and Bakhtin, we analyzed the actions of this teacher interacting with the cultural tools found in her school context. The analyses focused on her interaction with the textbook and her discourse during the development of inquiry based activities, planned (or not) as such. Data analysis was divided into two parts. In the first part, we analyzed the questions raised by the teacher as semiotic meditational means, used in the classroom to assist in the establishment of intersubjectivity. From the analysis of the questions posed by the teacher and her attitude towards the students contributions, we identified an alternation between discourses characteristic of traditional and inquiry based approaches. Appropriation of the inquiry pedagogical approach was identified in the teachers discourse, evidenced by the predominant use of student centered questions. In the second part of the analysis, we sought to understand the influence of the textbook on the work developed by the teacher. The sequence of lessons as a whole was analyzed, searching for influence of the textbooks pedagogical proposal in the planning and development of lessons. Attention was given to the development of inquiry based activities, planned as such, that are present in the textbook. We were able to evidence the central role of the textbook in the teaching practice of the teacher under observation, but also her protagonism in the planning and development of the activities. The implications of this research include discussions about the students participation in the development of inquiry based activities conducted by the teacher and about the processes of choosing textbooks to be used at school.
Subject: Livros didáticos
Educação
Ambiente de sala de aula
Ciencia Estudo e ensino
Estudos em grupo
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADUKQF
Issue Date: 22-Jun-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_arquivocompleto_corrigido.pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.