Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADUL8Q
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Modelo Operário Venezuelano: uma contribuição latino-americana à formação de trabalhadores
Authors: Julia Mariano Pereira
First Advisor: Antonio Julio de Menezes Neto
First Referee: Daisy Moreira Cunha
Second Referee: Antonio Cícero Cassiano Sousa
Abstract: O mundo atravessa hoje uma grave crise econômica que ameaça conquistas históricas da classe trabalhadora. Vemos nas economias desenvolvidas e emergentes, incluindo no Brasil, medidas que implicam um retrocesso nas condições de trabalho como a legalização do trabalho precário, flexibilização dos contratos, redução de salários, privatização ou restrição de acesso a benefícios sociais como saúde e educação, aumento na violência contra os trabalhadores e no número de acidentes e mortes no ambiente de trabalho. A crise se encontra com uma classe operária enfraquecida e desunida, onde o fascismo encontra terreno fértil: hoje, sua ascensão política e militar é inegável. Neste contexto, a América Latina aparece como um território interessante para as economias em crise, devido à quantidade e qualidade de seus recursos naturais e humanos. No entanto, a região vive um momento de ascensão política, como ator que emerge perante o sistema mundial mais unido e fortalecido que antes, através de mecanismos de integração regional que apontam a uma soberania maior, ainda que economicamente dependente. Um dos principais impulsionadores desse princípio de integração e soberania regionalfoi a Venezuela, cujo povo rechaçou, no final da década de 1989, as medidas neoliberais que são hoje utilizadas para mitigar a crise econômica em todo o mundo, conhecidas como austeridade. O processo vivido na Venezuela coloca o trabalhador de volta no centro do debate teórico e como protagonista da construção prática de uma nova sociedade, com o compromisso de, por um lado, remediar uma dívida social histórica no que se refere a condições dignas de vida para toda a população e, por outro lado, resgatar a história e o acúmulo de conhecimento geral da humanidade, para serem postos a disposição da classe que constrói sua própria realidade através do trabalho: o proletariado. Os avanços na área de educação são conquistas sociais que nem a burguesia internacional pode negar e constituem um campo de ação que vai muito além da institucionalidade e do mero repasse de informação. Encontramos nesse país a experiência do Modelo Operário Venezuelano (MOV), metodologia para a formação de trabalhadores em defesa da saúde e segurança no trabalho; uma experiência que seinspira no Modelo Operário Italiano da década de 1960, baseado na pesquisa participante que concebe a formação humana integral através da autogestão e da construção coletiva do conhecimento para além do ambiente de trabalho. Este estudo constitui uma tentativa de aplicaçãodo método do materialismo histórico dialético para compreender o específico e o universal da experiência do MOV, tentando compreendê-lo como parte de um contexto muito maior e complexo abordando em profundidade os elementos que o compõe: o trabalho, a formaçãosocioeconômica da Venezuela e a educação para abstrair deste contexto as contribuições essenciais para uma formação humana emancipadora, não apenas para nós brasileiros, mas para os trabalhadores latino-americanos em geral.
Abstract: The world is currently going through a severe economic crisis that threatens historical achievements of the working class; we see in developed and emerging economies measures involving a setback in working conditions like the legalization of precarious work, flexibilityof contracts, wage cuts, privatization or restriction of access to social benefits such as health and education, increased violence against workers and in the number of accidents and fatalities in the workplace. The crisis meets a weakened and divided working class, where fascismfinds fertile ground: today, its political and military rise is undeniable. In this context, Latin America appears as an interesting territory to economies in crisis, due to the quantity and quality of its natural and human resources. However, the region is experiencing a period ofpolitical ascent as an actor that emerges before the world system more united and strengthened than before, through regional integration mechanisms pointing to greater sovereignty, even if still economically dependent. A key driver of this principle of regional integration andsovereignty was Venezuela, whose people refused, in the late 1989, the neoliberal measures that are currently being used worldwide to mitigate the economic crisis, also known as austerity. The process lived in Venezuela puts workers back in the center of the theoretical debateand as the protagonist of the practical construction of a new society, with a commitment to, on the one hand, pay back a historic social debt in relation to decent living conditions for the entire population and, on the other, rescue humanity's accumulated history and generalknowledge and make it available to the class that builds its own reality through its work: the proletariat. Advances in Venezuelan education are social achievements that not even the international bourgeoisie can deny and constitute a framework for action that goes beyond the institutions and the mere transfer of information. Part of this effort is the Venezuelan Model Worker (MOV) experience, a methodology for training workers to defend their health and safety at work; an experience inspired by the Italian Worker Model from the 1960s, based on participatory research that conceives integral human formation through self-management and collective construction of knowledge beyond the workplace. This study is an attempt to apply the historical and dialectical materialist method to understand the specific and the universalaspects of the MOV experience, trying to understand it as part of a much larger and complex context - addressing in depth its constituent elements: work, Venezuela's economic-social formation and education - to abstract from this context the essential contributions to an emacipatory human development, not only for us Brazilians but for Latin American workers in general.
Subject: Trabalho
Economia
Educação
Venezuela Aspectos sociais
Socialismo
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADUL8Q
Issue Date: 31-Aug-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jp_dissertacaofinal.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.