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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADUM5X
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Filosofia da educação: uma história da disciplina no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais [1968 1985] |
Autor(es): | Aurilane Mesquita Freitas |
Primeiro Orientador: | Marcus Aurelio Taborda de Oliveira |
Primeiro membro da banca : | Luciano Mendes de Faria Filho |
Segundo membro da banca: | Cleide Maria Maciel de Melo |
Resumo: | Essa pesquisa analisa a configuração histórica da disciplina Filosofia da Educação, no curso de formação de professores da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), entre os anos de 1968 a 1985. Investiga o processo de desenvolvimento da disciplina a partir de seus programas de ensino e das reformas legais e institucionais vinculadas à história dessa Faculdade e àscircunstâncias sociais e políticas da época. A fundamentação teórica e metodológica articula-se à teoria crítica do currículo de Ivor Goodson e à historiografia política de Rodrigo Patto Sá Motta, além de dialogar com as pesquisas recentemente desenvolvidas no campo da História das Disciplinas. As fontes documentais utilizadas foram programas de ensino, estruturas curriculares, documentos legais e institucionais, em sua maioria, disponíveis no Centro de Pesquisa, Memória eDocumentação (CEDOC/FaE/UFMG). A análise dos parâmetros legais e dos conteúdos programáticos da disciplina possibilitou perceber que sua história se caracteriza, durante as décadas de 60 e 70, principalmente, pela recorrência em suas abordagens conceituais. Houve mudanças tênues, mais influenciadas pelas propostas de reestruturação curricular da década de 80. |
Abstract: | This research analyzes the historical setting of Philosophy of Education discipline in the training course of the Faculty of Education of the Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) between the years of 1968 to 1985. It investigates the discipline development process from its educational programs and legal and institutional reforms linked to the history of this institution and the social and political circumstances of the time. The theoretical and methodological foundation articulatesthe critical theory of Ivor Goodson curriculum and the Rodrigo Patto Sá Motta political historiography, besides dialogue with the newly developed research In:the field of history of the Disciplines. The documentary sources used were educational programs, curriculum structures, legal and institutional documents, mostly, available at the Research Center, Memory and Documentation (CEDOC/FaE/UFMG). The analysis of the legal parameters of the program and the course content madepossible to realize that its history is characterized, during the decades of 60 and 70, mainly, by recurrence in their conceptual approaches. There were subtle changes, more influenced by the proposals of curricular restructuring of the 80s. |
Assunto: | Educação Historia Professores Formação História Educação Filosofia Ditadura e ditadores |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADUM5X |
Data do documento: | 13-Jun-2016 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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