Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE3J8Q
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O objeto não fala por si só: o papel da mediação documentária nos acervos musealizados
Autor(es): Janine Menezes Y Ojeda
Primeiro Orientador: Cristina Dotta Ortega
Primeiro membro da banca : Suely Moraes Ceravolo
Segundo membro da banca: Renato Pinto Venancio
Resumo: Com base no conceito de musealização, a dissertação visa abordar reflexões acerca do termo "mediação", com enfoque direcionado ao âmbito documentário, implícito no panorama museal contemporâneo. Em caráter predecessor, é desenvolvido um diálogo com as concepções de documento e museus do belga Paul Otlet (1868-1944), comumenteconhecido como "Pai da Documentação". O estudo se encontra voltado à organização da informação, que se caracteriza como procedimento vital para a produção e circulação dos conteúdos documentários. Ao longo das seções, a abordagem envolve alguns aspectos diretamente ligados ao objeto musealizado, focado na influência da mediação e no redimensionamento do espaço documentário frente à produção de saberes gerados a partir do patrimônio museológico. Uma vez integrados ao campo nocional da Museologia por diferentes autores, os conceitos de musealização, de musealidade e de mediação seconfiguram como alicerces da pesquisa, no intuito de posicionar os conceitos de documento e documentação em museus e potencializar a comunicação dos conteúdos produzidos a partir das coleções museológicas. Nesse aspecto, considera-se o aporte de concepçõescontemporâneas, sobretudo de linha francesa, no que se refere à mediação e ao espaço documentário, que remetem à reflexão quanto a novas formas de conexão realizada pelos profissionais de museus em atendimento às demandas de uso da informação, transformando o usuário em agente ativo na construção de seu próprio conhecimento.
Abstract: Based on the concept of musealization, the dissertation aims to address reflections on the term "mediation", focusing directed in the documentary framework, implicit in the contemporary museum panorama. In predecessor character it is developed a dialogue withthe document of concepts and museums of the belgian Paul Otlet (1868-1944), commonly known as "Father of documentation." The study is focused on the information organization, which is characterized as a vital procedure for the production and circulation of documentarycontent. Over the sections, the approach involves aspects directly linked to musealized object, focused on the influence of mediation and resizing the documentary space compared to the production of knowledge generated from the museological heritage. Once integrated into the notional field of Museology by different authors, the concepts of musealization, museality and mediation are configured as research foundations, in order to position the concepts of document and documentation in museums and enhance the communication ofthe contents produced from the museum collections. In this respect, it is considered the contribution of contemporary conceptions, especially from the french line, with regard to documentaries mediation and space, which lead to the reflection on new forms of connection made by museum professionals in compliance with the use of demands of information,making the user an active agent in the construction of his own knowledge.
Assunto: Museus Métodos de registros
Ciência da Informação
Organização da informação
Museologia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE3J8Q
Data do documento: 29-Fev-2016
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