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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Temáticas das teses dos programas de pós-graduação em ciência da informação nível seis na capes
Authors: Andreia Soares Viana
First Advisor: Marlene de Oliveira
First Referee: Max Cirino de Mattos
Second Referee: Dalgiza Andrade Oliveira
Abstract: A pesquisa abordou um estudo de natureza descritiva que utilizou como instrumento metodológico a análise documental. Teve como objetivo identificar as temáticas das teses dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGsCI). Para tanto, foram selecionados para o estudo os PPGsCI credenciados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com maior nota no último triênio de avaliação (2010-2012), obtendo como resultado, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCI/UFMG) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (PPGCI/UNESP). O universo de estudo foi composto por 52 teses (sendo 30 itens do PPGCI/UFMG e 22 itens do PPGCI/UNESP). As teses compõe um acervo científico importante, na medida em que mostra as preocupações e os problemas levantados por pesquisadores em determinado espaço de tempo. A análise de teses, documentos característicos da produção científica, pode ajudar a compreender as tendências de um campo de estudo. Saber qual o conhecimento científico está sendo produzido é importante na medida em que é necessário conhecer o próprio campo de conhecimento para planejar o seu futuro. As variáveis analisadas referiram-se às temáticas abordadas nas teses e sua relação com as linhas de pesquisa dos programas. Para procedimentos de análise temática, inicialmente, as teses foram agrupadas nas categorias do Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação. Optou-se por esse instrumento por considerá-lo mais abrangente, completo e atual. Este tesauro é composto por 8 grandes áreas de categorias temáticas, subdivididas em assuntos específicos. Posteriormente, utilizou-se a Taxonomia da Ciência da Informação de Donald T. Hawkins para classificação temática das teses. A Taxonomia apresenta 11 grandes classes e cada uma se divide em sub-temas. Dessa forma, esta pesquisa partiu do pressuposto que este tipo de análise pode contribuir com a CI no sentido de oferecer elementos que possam subsidiar e contribuir com o planejamento de políticas da pós-graduação. Verificou-se que, quando se utilizou o Tesauro, a categoria temática 2 Organização do Conhecimento e Recuperação da Informação contou com o maior número de teses defendidas no período selecionado, sendo 12 unidades (23%), seguida das categorias 4 Informação e Conhecimento Estratégicos nas Organizações e 5 Tecnologias da Informação e Comunicação TICs, com 8 teses cada (15%). Portanto, de um total de 52 teses, 28 unidades ficaram concentradas nas 3 categorias. Posteriormente, com a utilização da Taxonomia, confirmou-se o primeiro resultado, a classe 1 Pesquisa em ciência da informação que tem como sub-temas assuntos importantes para CI (Pesquisa de Recuperação da informação; Conceitos básicos, definições, teorias, metodologias e aplicações; Comportamento do usuário e usos de sistemas de informação) contou com o maior número de teses, sendo 16 unidades (31%), seguida da classe 2 Organização do conhecimento com 11 teses (21%). Cabe salientar que as temáticas identificadas na produção das teses refletem, em sua maioria, as características e os objetivos propostos na descrição das linhas de pesquisa dos dois programas.
Abstract: The present research is a descriptive-nature study, which used the documental analysis as methodological instrument. One aimed at identifying the themes of the dissertations of the Information Science Post-Graduation Programs (PPGsCI). In order to do so, one selected the PPGsCI which were accredited by the Brazilian Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and received the highest grade in the last evaluation triennium (2010-2012). The results pointed out to the Information Science Post-Graduation Program of the Federal University of Minas Gerais (PPGCI/UFMG) and the Information Science Post-Graduation Program of the São Paulo State University Júlio de Mesquita Filho (PPGCI/UNESP). The universe of this study was composed of 52 theses (30 items of PPGCI/UFMG and 22 items of PPGCI/UNESP). The theses are part of an important scientific collection, since they show the concerns and the problems raised by researchers in a given time period. The analysis of theses, documents which are characteristic of scientific production, may help to understand the tendencies of a field study. Knowing what scientific knowledge is being produced is important as far as it is necessary to know ones own knowledge field in order to plan ones future. The variables analyzed referred to the themes approached in the theses and in their relation to the research lines of the programs. In order to carry out thematic analysis procedures, at first, the dissertations were grouped according to the categories of the Brazilian Thesaurus of Information Science. One opted for this instrument since one considered it wider, more complete and contemporary. This thesaurus is composed of 8 major areas of thematic categories, subdivided in specific topics. Later, one used the Information Science Taxonomy of Donald T. Hawkins in order to classify the theses according to themes. The Taxonomy presents 11 major classes and each one is divided in subtopics. Therefore, this research was based on the assumption that this type of analysis may contribute to Information Science by offering elements to subsidize the planning of post-graduation policies. It was verified that when one used the Thesaurus, the theme category 2 Organization of Knowledge and Information Retrieval presented the highest number of defended theses in the selected period (12 units - 23%), followed by the categories 4 Strategic Information and Knowledge in Organizations and 5 Information and Communication Technologies TICs, with 8 theses each (15%). Therefore, out of a total of 52 theses, 28 units were concentrated in the three categories. Later, with the use of Taxonomy, one confirmed the first result - class 1 Research in Information Science that has as subtopics important matters for Information Science (Research of Information Retrieval; Basic Concepts, Definitions, Theories, Methodologies and Applications; User Behavior and Information Science Usage) presented the highest number of theses, a total of 16 units (31%). It was followed by class 2 Organization of Knowledge, with a total of 11 theses (21%). It is important to point out that the themes identified in the production of theses mostly reflect the characteristics and objectives proposed in the description of research lines of both programs.
Subject: Ciência da Informação
Classificação das ciências
Comunicação na ciência da Informação
Linguagem documentaria
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE3JQF
Issue Date: 17-Mar-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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