Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7FXB
Type: Tese de Doutorado
Title: A colaboração no contexto da função educativa do bibliotecário
Authors: Gleice Pereira
First Advisor: Bernadete Santos Campello
First Referee: Janete Magalhaes Carvalho
Second Referee: Shenia D'Arc Venturim Cornélio
Third Referee: Jacqueline Silva Figueiredo Pereira
metadata.dc.contributor.referee4: Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
metadata.dc.contributor.referee5: Alcenir Soares dos Reis
Abstract: Esta pesquisa buscou compreender o trabalho educativo do bibliotecário no cotidiano escolar, especificamente no que diz respeito às suas práticas de colaboração com a equipe da escola. Como objetivos específicos, procurou-se: caracterizar os tipos e formas de trabalho colaborativo entre a equipe escolar (professores, bibliotecários e pedagogos); identificar a influência do diretor no ambiente colaborativo; inferir fatores facilitadores e fatores dificultadores ao trabalho colaborativo. O referencial teórico foi composto na inter-relação de três eixos condutores: o papel educativo do bibliotecário foi discutido a partir das ideias de Campello (2009); o cotidiano como campo de possibilidades dos profissionais envolvidos na educação fundamentou-se nas pesquisas de Carvalho (2009); os níveis de colaboração professor/bibliotecário foram analisados com base em Teacher/Librarian Collaboration Model (TLC), desenvolvido por Montiel-Overall (2005a e 2005b). O TLC é composto de quatro facetas: cordenação, cooperação, instrução integrada e currículo integrado, que identificam o tipo de interação e comunicação que ocorre entre bibliotecários e professores na escola e constituem um continuum que vai de um nível relativamente baixo de envolvimento entre os colaboradores até um profundo comprometimento e envolvimento intelectual. A pesquisa foi de cunho qualitativo, e a coleta de dados foi feita por meio de entrevista (pessoalmente ou via Skype) com nove bibliotecários atuantes em escolas públicas e privadas de ensino fundamental de quatro Estados brasileiros. A amostra foi intencional, com a seleção deliberada dos participantes, possibilitando a escolha de atores representativos da população a ser pesquisada, garantindo uma riqueza de dados que permitiu deduções com nível de equilíbrio desejado. Os participantes trabalhavam em tempo integral na escola e realizavam atividades com os alunos, envolvendo a colaboração com os professores. Foram identificadas práticas colaborativas nos quatro níveis do modelo, em diferentes proporções. Quanto aos fatores facilitadores da colaboração, apresentaram-se os seguintes: planejamento prévio das atividades, bom relacionamento entre os colegas, conhecimento da biblioteca por parte do pedagogo, apoio do diretor e, especialmente, o bibliotecário ter liderança e proatividade. Como fatores dificultadores, foram identificados: a falta de liderança e proatividade do bibliotecário, a falta de iniciativa em auxiliar o usuário no serviço de referência, bibliotecários arraigados em práticas tecnicistas. Na maioria dos casos, direta ou indiretamente, o diretor teve participação nas atividades colaborativas, de forma diferenciada, dependendo ser a escola pública ou privada. A conclusão mostrou que o modelo TLC permitiu identificar práticas de colaboração professor/bibliotecário, determinar os diferentes níveis de colaboração e identificar fatores que interferem no processo. O uso do modelo revelou a complexidade da colaboração, identificando diferentes possibilidades de professores e bibliotecários trabalhar em parceria. A presente pesquisa mostrou ainda que, em cada categoria do modelo TLC, há, nos fazeres do cotidiano, possibilidades que poderiam funcionar como meta em direção ao nível mais elevado de colaboração. No Brasil, o futuro da colaboração professor/bibliotecário dependerá de esforços coletivos dos bibliotecários para rever seus papéis, a fim de trabalhar em conjunto, na garantia de que todos os envolvidos direcionem o leme em sentido único.
Abstract: This study sought to understand the educational work of school librarians, specifically with regard to their collaboration practices with the school staff, mainly the teachers. Specific objectives were: to characterize the types and forms of librarians collaboration activities with teachers and educational coordinators; identify the influence of the principal in the collaborative environment; and explore facilitating and inhibiting factors to collaborative work in schools. The theoretical basis for the research was build on the interrelationship of three concepts: the educational role of the librarian was discussed based on Campellos ideas (2009); the quotidian as an environment of possibilities for education professionals was based on the research of Carvalho (2009); the levels of teacher/librarian collaboration were analyzed from the Teacher/Librarian Collaboration Model TLC, developed by Montiel-Overall (2005a and 2005b). The TLC is composed of four facets: A - Coordination; B - Cooperation; C - Integrated Instruction; and D - Integrated Curriculum, which identify the type/level of interaction and communication that occurs between librarians and teachers in the school and form a continuum that ranges from a relatively low level of engagement to a deep commitment and intellectual involvement. The research was qualitative in nature, and data were collected through interviews (in person or via Skype) with nine librarians active in public and private basic education schools of four Brazilian states. The sample was intentional, with a deliberate selection of participants, allowing the choice of representative library professionals of the population being surveyed, providing a wealth of data that allowed the desired level of analysis. Participants worked full time at the schools and developed activities with students that involved collaboration with teachers. Collaborative practices were identified in all four levels of the model, in different proportions. Some facilitating factors were identified: planning of activities, good relationship among colleagues, library knowledge by the teachers, principal support, and especially the presence of a librarian who possesses leadership and proactivity. Inhibiting factors were identified: lack of leadership and proactivity of the librarian, lack of librarians initiative to assist users in the reference service, librarians rooted in technicists practices. In most cases, directly or indirectly, the principal had participation in collaborative activities, in different ways, depending of being in a public or private school. Conclusions showed that the TLC model was able to identify teacher/librarian collaboration practices, determine the different levels of collaboration and identify factors that interfere in the process. The use of the model revealed the complexity of collaboration, showing different possibilities for teachers and librarians to work in partnership. This research also showed that in each facet of the TLC model there are possibilities that could work as a goal towards high collaboration. In Brazil, the future of teacher/librarian collaboration will depend on the collective efforts of librarians to review their roles in order to work in partnership with the school staff ensuring that everyone is involved in common goals related to students learning.
Subject: Bibliotecas escolares
Ciência da Informação
Bibliotecários
Bibliotecas e educação
Bibliotecas e professores
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7FXB
Issue Date: 5-May-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_gleice_pereira.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.