Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7G9N
Type: Tese de Doutorado
Title: Da educação de usuários à construção de competência em informação no contexto das bibliotecas das universidades federais: um estudo a partir da Universidade Federal de Alagoas e Universidade Federal de Minas Gerais
Authors: Marcos Aurélio Gomes
First Advisor: Ligia Maria Moreira Dumont
First Referee: Maria Inês Tomael
Second Referee: Joubert Roberto Ferreira Fidelis
Third Referee: Bernadete Santos Campello
metadata.dc.contributor.referee4: Terezinha de Fatima Carvalho de Souza
metadata.dc.contributor.referee5: Beatriz Valadares Cendon
Abstract: Na busca de maior compreensão sobre o desenvolvimento de competências em informação no contexto das bibliotecas universitárias no Brasil é que se insere a pesquisa. O objetivo principal foi analisar a contribuição das ações e/ou atividades de educação de usuários presenciais e/ou online promovidas pelas bibliotecas universitárias brasileiras vinculadas às instituições federais de ensino superior, para o processo de formação de competências em informação de seus estudantes/usuários, visando à construção de sujeitos autônomos e conscientes na condução do processo de busca e uso da informação. A pesquisa se justificou por sua inserção nas abordagens conceituais da Biblioteconomia e Ciência da Informação, pois pesquisar a temática educação de usuários em bibliotecas universitárias na perspectiva da construção para a competência em informação é investigar as inter-relações de acesso, uso e necessidades de informação associadas ao estudante/usuário na sociedade. Pesquisa classificada como exploratória, estabeleceu em seu desenho o survey como método; instituiu como recorte duas universidades: Universidade Federal de Alagoas e a Universidade Federal de Minas Gerais. A análise dos dados empíricos foi realizada com enfoque quantitativo e qualitativo. Adotou-se como instrumentos o questionário e a análise de conteúdo (Web). O questionário foi aplicado a 2.133 estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e com 31 bibliotecários/gestores das bibliotecas estudadas. Com os estudantes verificaram-se as percepções quanto aos conhecimentos ou habilidades em informação adquiridos por meio das ações/atividades de educação de usuários direcionadas aos mesmos. Com os bibliotecários/gestores o questionário apreendeu aspectos relacionados ao entendimento acerca dos serviços de educação de usuários disponíveis e dos mecanismos de estudo de usuários adotados para a proposição de tais serviços. A análise de conteúdo (Web) possibilitou a elaboração de um quadro sinóptico que embasou a categorização dos dados dos serviços disponíveis online e offline nos websites das bibliotecas universitárias investigadas, bem como permitiu a identificação de potenciais serviços no processo de educação de usuários e, assim, a obtenção de informações quanto à existência ou não de tutoriais, procedimentos de busca de informação e treinamentos. Conclui-se que a educação de usuários, desenvolvida no âmbito das bibliotecas universitárias, necessita de uma nova (re)significação para contribuir com a competência em informação dos estudantes dos cursos de graduação presenciais.
Abstract: With this study, we intend to have a better comprehension of information literacy development in the context of libraries in Brazilian universities. The main goal was to analyze the contributions of actions and/or activities for users education inside libraries and/or online promoted by libraries of Brazilian universities associated to federal institutions of higher education. We studied the process of information literacy formation in students/users, aiming the construction of autonomous and aware individuals when conducting the process of search for and use of information in society. We validate this research by its insertion in the conceptual approaches of Library Science and Information Science, as researching users education in university libraries in the perspective of building information literacy is to investigate the inter-relations of access, use, and information needs associated to students/users in society. It is an exploratory study, using survey as method. We researched two universities: Universidade Federal de Alagoas, and Universidade Federal de Minas Gerais. We performed data analysis with quantitative and qualitative approaches. The tools used were a questionnaire and (Web) content analysis. The questionnaire was applied in 2,133 undergraduate students of all different subjects and in 31 librarians/library managers. With students, we verified perceptions regarding knowledge or abilities in information acquired through the actions/activities for users education. With librarians/library managers, the questionnaire apprehended aspects related to the understanding of available users education services and to the users study mechanisms adopted to propose such services. The (Web) content analysis allowed us to build a synoptic table, that served as a base for data classification of online and offline available services in the websites of the researched university libraries. It also allowed the identification of potential services in the process of information literacy, and, therefore, the acquisition of information regarding the existence of tutorials, search for information procedures, and trainings. We conclude that users education, developed in university libraries, needs a new (re)signification to contribute with information literacy of classroom courses of undergraduate students.
Subject: Bibliotecas Orientação aos usuários
Ciência da Informação
Bibliotecas universitárias
Serviços de informaçãoEducação de usuários
Competência em informação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7G9N
Issue Date: 6-May-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_ppgci_eci_ufmg.pdf3.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.