Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7MM5
Type: Monografias de Especialização
Title: O ensino de ciências por investigação com criançasa decomposição de tomates: a decomposição de tomates
Authors: Flávia Rejane de Oliveira Cruz
First Advisor: Maria Luiza Ribeiro da Costa Neves
First Referee: Henrique Melo Franco Ribeiro
Abstract: O presente trabalho tem o objetivo de analisar e refletir criticamente sobre as aulas de ciências ministradas para crianças na atualidade. Busca-se observar se o ensino de ciências por investigação oferece uma boa alternativa de trabalho, ajudando a manter o interesse das crianças e a construção de conceitos científicos. Espera-se, também, refletir sobre o papel do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem. É uma proposta que aborda a construção de conceitos através de resolução de problemas, relacionando os conteúdos de ciências a vida cotidiana dos alunos. Este ensino deve ser centrado no diálogo, no levantamento de hipóteses, na confrontação de ideias, na experimentação, na ampliação e/ou construção de novos conceitos. Trata-se, enfim, de um relato reflexivo sobre uma intervenção realizada com crianças de 6 e 7 anos, que cursavam o 1° ano do Ensino Fundamental, a partir da decomposição de tomates
Subject: Professores de ensino fundamental Formação
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Aprendizagem experimental 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7MM5
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fl_via_rejane_de_oliveira_cruz.pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.