Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7MM5
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O ensino de ciências por investigação com criançasa decomposição de tomates: a decomposição de tomates |
Authors: | Flávia Rejane de Oliveira Cruz |
First Advisor: | Maria Luiza Ribeiro da Costa Neves |
First Referee: | Henrique Melo Franco Ribeiro |
Abstract: | O presente trabalho tem o objetivo de analisar e refletir criticamente sobre as aulas de ciências ministradas para crianças na atualidade. Busca-se observar se o ensino de ciências por investigação oferece uma boa alternativa de trabalho, ajudando a manter o interesse das crianças e a construção de conceitos científicos. Espera-se, também, refletir sobre o papel do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem. É uma proposta que aborda a construção de conceitos através de resolução de problemas, relacionando os conteúdos de ciências a vida cotidiana dos alunos. Este ensino deve ser centrado no diálogo, no levantamento de hipóteses, na confrontação de ideias, na experimentação, na ampliação e/ou construção de novos conceitos. Trata-se, enfim, de um relato reflexivo sobre uma intervenção realizada com crianças de 6 e 7 anos, que cursavam o 1° ano do Ensino Fundamental, a partir da decomposição de tomates |
Subject: | Professores de ensino fundamental Formação Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino Aprendizagem experimental |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7MM5 |
Issue Date: | 9-May-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
fl_via_rejane_de_oliveira_cruz.pdf | 1.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.