Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7NH4
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | A construção dos conceitos: dia e noite por alunos do 1º ano do ensino fundamental |
Authors: | Jaqueline Anália Maciel Bessa |
First Advisor: | Maria Inez Melo de Toledo |
First Referee: | Luiza Gabriela de Oliveira |
Abstract: | Este trabalho apresenta os resultados de uma sequência didática que foi desenvolvida no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte. Que teve por objetivo, buscar a iniciação da alfabetização científica de alunos em processo de alfabetização. Foi utilizada pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa, os dados foram coletados através de registros por desenho e anotações das falas das crianças. A análise das ações pedagógicas e as reflexões foram pautadas na teoria Histórico Cultural do Desenvolvimento proposta por Vigotsky (1998). Os resultados indicam que as atividades propostas na sequência didática contribuíram para a iniciação da alfabetização científica dos alunos. O tema abordado nesta sequencia foi o dia e a noite, este foi escolhido a partir de uma indagação dos alunos, para tanto o professor assumiu o papel de mediador do processo. |
Subject: | Professores de ensino fundamental Formação Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7NH4 |
Issue Date: | 9-May-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
jaqueline_an_lia_maciel_bessa.pdf | 907.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.