Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7NH4
Type: Monografias de Especialização
Title: A construção dos conceitos: dia e noite por alunos do 1º ano do ensino fundamental
Authors: Jaqueline Anália Maciel Bessa
First Advisor: Maria Inez Melo de Toledo
First Referee: Luiza Gabriela de Oliveira
Abstract: Este trabalho apresenta os resultados de uma sequência didática que foi desenvolvida no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte. Que teve por objetivo, buscar a iniciação da alfabetização científica de alunos em processo de alfabetização. Foi utilizada pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa, os dados foram coletados através de registros por desenho e anotações das falas das crianças. A análise das ações pedagógicas e as reflexões foram pautadas na teoria Histórico Cultural do Desenvolvimento proposta por Vigotsky (1998). Os resultados indicam que as atividades propostas na sequência didática contribuíram para a iniciação da alfabetização científica dos alunos. O tema abordado nesta sequencia foi o dia e a noite, este foi escolhido a partir de uma indagação dos alunos, para tanto o professor assumiu o papel de mediador do processo.
Subject: Professores de ensino fundamental Formação 
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7NH4
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jaqueline_an_lia_maciel_bessa.pdf907.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.