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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Nova forma de organização para o processo de trabalho do profissional de Educação Física do NASF de Congonhas/MG, segundo o Caderno Atenção Básica: diretrizes do NASF
Autor(es): Ana Flavia Curty Seabra
primer Tutor: Juarez Oliveira Castro
primer Co-tutor: Daniela Coelho Zaza
Resumen: As equipes de saúde da família foram implantadas no município háaproximadamente onze anos. Atualmente, conta com doze equipes da Estratégia de Saúde da Família. Em junho de 2011, o município aderiu ao Programa NASF Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que tem como premissa atuar em conjunto com os profissionais da ESF dentro de algumas diretrizes relativas à Atenção Primária à Saúde. A equipe na época foi composta por dezesseis profissionais de cinco categorias distintas, entre elas o Profissional de Educação Física. O CAB Caderno de Atenção Básica: Diretrizes do NASF, assim como as leis que o regulamentam, serviram como norteadores para estruturação da proposta inicial do processo de trabalho da equipe. O trabalho do Profissional de Educação Física, entretanto, esbarra na dificuldade que os gestores e os próprios profissionais têm em fugir do aprisionamento técnico-pedagógico dos conteúdos clássicos da Educação Física. Um dos maiores problemas atualmente em Congonhas é a limitação doprofissional que se prende somente aos grupos de atividade física dentro das UAPS,andando na contra mão da integralidade. Essa limitação profissional trouxe a necessidade de comparar o atual processo de trabalho do Profissional de Educação Física do Município de Congonhas / MG, com o que é preconizado pelas diretrizes do NASF, através da leitura criteriosa do Caderno de Atenção Básica além de propor uma nova forma de organização para tal. Espera-se que com essa reflexão sobre a prática atual surjam novas propostas de atuação, onde o município possa consolidar o trabalho da equipe de NASF junto as ESF, entendendo não só o serviço, mas o processo de trabalho do Profissional de Educação Física como capaz de influenciar e atuar nos modos de vida da população através de ações de promoção da saúdeque possam aumentar seu nível de atividade física, tornando-a mais ativa,responsável pelo seu próprio cuidado e consequentemente mais saudável.
Abstract: The family health teams have been deployed in the city for about eleven years. It currently has twelve teams of the Family Health Strategy. In June 2011, the city joined the Program NASF - Support Center for Family Health, which is premised work together with professionals from the ESF within some general guidelines for Primary Health Care team at the time consisted of sixteen professionals from five different categories, including the Professional Physical Education. The CAB - Notebook Primary Care: Guidelines NASF, and the laws that regulate it, served as guidelines for structuring the initial proposal of the process of team work. The work of the Professional Physical Education, however, comes up against the difficulty that managers and professionals themselves have of escaping the imprisonment of technical and pedagogical content classics of physical Education. One of the biggest problems currently limiting Congonhas / MG is the professional that attaches only to the physical activity groups within the UAP, walking against the hand of completeness.This limitation professional brought the need to compare the current work process of the Professional Physical Education of the Municipality of Congonhas / MG, with what is recommended by the guidelines of NASF, by reading carefully the Tender Primary and propose a new way for such organization. It is hoped that with this reflection on current practice arise new action proposals, where the municipality can consolidate the work of the team NASF along the ESF, understanding not only the service, but the worker process Professional Physical Education as capable to influence and act in the ways of life of the population through health promotion activities that may increase your level of physical activity, making it more active responsibility for their own care and thus healthier.
Asunto: Saúde da família
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE8HN2
Fecha del documento: 14-sep-2013
Aparece en las colecciones:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD

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