Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEGNY4
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dc.contributor.advisor1Maria Carolina da Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Livia Maria Fraga Vieirapt_BR
dc.creatorAmanda Araci Ferreira Pachecopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T15:56:00Z-
dc.date.available2019-08-14T15:56:00Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEGNY4-
dc.description.resumoTradicionalmente entendemos que o papel da escola em relação à leitura e escrita limita-se ao simples domínio do sistema alfabético da escrita ao qual chamamos de alfabetização. Ou muitas vezes, quando se trata da Educação Infantil, tem-se um conflito sobre alfabetizar ou não colocando a criança nesse lugar de só brincar e nada mais. No entanto, sabemos que dentro de um ambiente escolar a criança deve ser o protagonista de sua história. O professor, portanto o mediador do conhecimento. Junto com a criança ele constrói hipóteses de leitura e escrita, é preciso conhecer uma grande variedade de textos, assim como seu uso social e sua estrutura. Como trabalhar com as crianças respeitando seu tempo e suas especificidades? O tema deste trabalho é analisar e identificar as práticas de alfabetização e letramento proporcionadas por um projeto de trabalho na turma mista de 3 a 4 anos da UMEI São Gabriel. Segundo Hernandéz (1998, p.63) a aprendizagem, nos projetos de trabalho baseiam-se nas descobertas espontâneas dos alunos. Desenvolvi um plano de ação que surgiu da curiosidade dos alunos sobre um girassol que ganhei e a partir das perguntas que surgiram acerca do assunto, decidimos fazer um projeto de trabalho a fim de sanar as curiosidades dos alunos, assim como favorecer uma aprendizagem significativa através de atividades de leitura e escrita espontânea, roda de conversa, observação dos processos de crescimento da flor, contato com diferentes gêneros textuais, produção de um livro e história coletiva. Esta indagação torna-se importante pelo fato de saber que a Educação Infantil tem o compromisso de garantir que o bem-estar, o educar e o brincar na infância, sejam uns dos principais objetivos desta etapa e que muitas vezes os professores não sabem o como trabalhar um assunto a partir da curiosidade do aluno, assim como trabalhar as práticas de leitura e escrita com crianças de três a quatro anos proporcionando o desenvolvimento e conhecimento do aluno. A intervenção aconteceu na sala de aula, em alguns momentos em casa com a colaboração da família, na realização atividades onde as crianças tiveram acesso a vários portadores de textos promovendo a leitura, conhecimento e construção da escrita. Assim, o presente trabalho propõe-se a refletir e analisar uma proposta de trabalho baseado em projetos em que é possível desenvolver muitas atividades em diferentes etapas do projeto que permitem aos alunos pensar e conscientizar-se sobre as múltiplas aprendizagens que abarcam o processo educativo e assim, compete ao professor viabilizar a construção e elaboração desses processos em que os conteúdos escolares se manifestam de forma muito mais ampla e flexível, partindo de uma descoberta dos alunos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto de trabalho (pedagogia de projetos)pt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subject.otherEducação pre-escolarpt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formação pt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherAlfabetização pt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento intermediados por projeto de trabalho na educação infantil: trabalhando com crianças de 3 e 4 anospt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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