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dc.contributor.advisor1Maria Carolina da Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Livia Maria Fraga Vieirapt_BR
dc.creatorAngela Maria de Oliveira Gomespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T20:47:10Z-
dc.date.available2019-08-13T20:47:10Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEGPDR-
dc.description.resumoA aquisição da linguagem escrita na educação infantil é um tema bastante discutido e que gera controvérsias dependendo das concepções que norteiam as práticas dos profissionais que trabalham nessa etapa da educação. Partindo do princípio de que essa discussão é fundamental para a promoção do direito da criança de aprender e de se inserir em práticas sociais da cultura escrita, este trabalho tem como objetivo analisar as práticas que envolvem a linguagem escrita nas turmas de quatro e cinco anos da UMEI Juliana. Buscou-se conhecer as concepções de alfabetização e de letramento das professoras identificando se suas práticas estão em consonância com os documentos oficiais para a educação infantil. Optei por entrevista como instrumento de pesquisa para conhecer as concepções que norteiam as práticas e as atividades desenvolvidas pelas professoras referências das turmas citadas. Foi feita uma leitura documental do texto das Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil, das Proposições Curriculares Para a Educação Infantil de Belo Horizonte e do Projeto Político Pedagógico da instituição pesquisada. O referencial teórico utilizado foram as contribuições de Emília Ferreiro e Ana Teberosky que reiteram o direito da criança em participar de práticas de leitura e escrita, bem como a necessidade de conceber que a criança pensa sobre a escrita. Para conceituar alfabetização e letramento, foram utilizados os estudos de Magda Soares. O plano de ação buscou desenvolver práticas de linguagem escrita em contextos significativos e reais para as crianças respeitando os direitos de elas viverem a infância sem pressões a uma alfabetização precoce. A partir da análise do trabalho desenvolvido na UMEI Juliana, evidenciou-se uma busca pela qualidade da educação ofertada às crianças.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectletramentopt_BR
dc.subjectLinguagem escritapt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherEscrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino pt_BR
dc.titlepossibilidades de práticas significativas de linguagem escrita na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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