Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHL2S
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Carlos Augusto Novais | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Daniela Freitas Brito Montuani | pt_BR |
dc.creator | Eusimar Albino Bento | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T19:47:11Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T19:47:11Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHL2S | - |
dc.description.resumo | A proposta deste trabalho é documentar, com embasamento teórico na área do letramento literário, o projeto meu bebê, um futuro leitor que vem se destacando na Unidade da Educação Infantil do Bairro Mangueiras da rede Municipal de Belo Horizonte, tendo como público alvo os alunos do berçário e seus familiares, e averiguar o impacto que esse projeto de leitura literária para os bebês vem causando na família. O referido projeto constituiu-se de oferecer aos bebês momentos de leitura fora do contexto escolar, ou seja, junto com a família. Para estimular o contato com a literatura, diversas atividades foram propostas para que os pais e outros familiares pudessem colocar em prática com a criança e assim, fazer do ato de ler um momento divertido . A escola é o espaço propício para que as crianças tenham oportunidades de acesso aos diversos tipos de leitura, norteadas em suas práticas pedagógicas preocupadas com a formação de um leitor mais capaz de argumentar e interagir com o mundo e suas modificações, lembrando que o apoio e o incentivo da família são essenciais para a formação desse leitor. Desse modo, foram realizadas conversas com as famílias, envio dos livros para casa para ser feita apreciação, questionário a ser respondido pelas famílias, dentre outras. Ao final, concluiu-se que com a realização do trabalho, quem ainda não tinha o hábito de ler, hoje adquiriu o mesmo e o tem com prazer. E quem já tinha esta prática, realizou as atividades como se fosse algo novo na rotina e se propôs a executar as mesmas com total interesse. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura para bebê | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Educação pre-escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Jardim de infancia | pt_BR |
dc.title | Letramento literário para o berçário: o impacto da leitura para bebês na família | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
eusimar_albino_bento_da_silva.pdf | 785.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.