Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHLLC
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Despertando o leitor em potencial: estratégias de leitura para o primeiro ciclo dos anos iniciais |
Authors: | Adriana Cristina de Souza |
First Advisor: | Carlos Augusto Novais |
First Referee: | Daniela Freitas Brito Montuani |
Abstract: | O presente trabalho destina-se a descrever atividades de leitura realizadas com alunos do primeiro ciclo dos anos iniciaisdo Ensino Fundamental,com vistas a discutir a possibilidade de alunos com diferentes níveis de alfabetização adquirirem comportamentos de leitor e apreenderem estratégias de leitura diversas. Com pauta no conceito de letramento e no rol de comportamentos/estratégias de leitura elencadas porCafiero(2005) e Brakling(2004), busca-se mostrar que o professor alfabetizador pode atuar como modelo de leitor para seus alunos e, assim, ensinar práticas sociais de linguagem, mesmo a alunos que não estejam plenamente alfabetizados.Dentre as práticas realizadas, destacam-se aleitura protocolada e a organização de rodas de leitura.Como resultado, observou-se que as crianças participantes apreenderam comportamentos diversos de leitura, o que abre caminho para a construção deestratégias de leitura típicas de leitores proficientes |
Subject: | Leitores Ensino fundamental Leitura Estudo e ensino Professores de ensino fundamental Formação |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHLLC |
Issue Date: | 9-May-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
adriana_cristina_de_souza.pdf | 716.91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.