Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHLLC
Type: Monografias de Especialização
Title: Despertando o leitor em potencial: estratégias de leitura para o primeiro ciclo dos anos iniciais
Authors: Adriana Cristina de Souza
First Advisor: Carlos Augusto Novais
First Referee: Daniela Freitas Brito Montuani
Abstract: O presente trabalho destina-se a descrever atividades de leitura realizadas com alunos do primeiro ciclo dos anos iniciaisdo Ensino Fundamental,com vistas a discutir a possibilidade de alunos com diferentes níveis de alfabetização adquirirem comportamentos de leitor e apreenderem estratégias de leitura diversas. Com pauta no conceito de letramento e no rol de comportamentos/estratégias de leitura elencadas porCafiero(2005) e Brakling(2004), busca-se mostrar que o professor alfabetizador pode atuar como modelo de leitor para seus alunos e, assim, ensinar práticas sociais de linguagem, mesmo a alunos que não estejam plenamente alfabetizados.Dentre as práticas realizadas, destacam-se aleitura protocolada e a organização de rodas de leitura.Como resultado, observou-se que as crianças participantes apreenderam comportamentos diversos de leitura, o que abre caminho para a construção deestratégias de leitura típicas de leitores proficientes
Subject: Leitores Ensino fundamental 
Leitura Estudo e ensino 
Professores de ensino fundamental Formação 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHLLC
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adriana_cristina_de_souza.pdf716.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.