Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHMU3
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Carolina da Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Livia Maria Fraga Vieirapt_BR
dc.creatorCatia Pereira Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T09:03:57Z-
dc.date.available2019-08-13T09:03:57Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHMU3-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de Especialização em Múltiplas Linguagens na Educação Infantil realizou um estudo através de pesquisas bibliográficas e também do método de observação participante sobre as hipóteses que as crianças apresentam na construção da escrita em uma turma de 3 anos. O objetivo geral foianalisar estas hipóteses e como o professor pode fazer para avançar no processo de apropriação da língua escrita. Os objetivos específicos analisaram as metodologias e atividades utilizadas como estratégias neste processo e pontuou as possíveis intervenções. Os autores que contribuíram para este estudo foram: Emília Ferreiro (1985), Lev Vygotsky (1998), Magda Soares (1998) e Mônica Correia Batista (2010). Por motivo da minha pouca experiência com a faixa etária e porlimitação teórica, neste trabalho não foi realizado um plano de ação traçado anteriormente à realização da prática. Ao longo do ano de 2014 fui realizando atividades que possibilitaram nas crianças o desenvolvimento de muitas habilidades e capacidades que contribuíram para a aquisição do conhecimento sobre linguagem escrita. Essas atividades eram planejadas à medida que percebia as hipóteses dascrianças, seus interesses e necessidades. Na conclusão observei que a linguagem escrita não é adquirida e sim construída passo a passo pela criança e que a integração das diferentes linguagens é de grande importância para este processo de construção.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectHippt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherEscrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino pt_BR
dc.titleEstudo das hipóteses que as crianças apresentam sobre a construção da escrita em uma turma de 3 anos.pt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
c_tia_pereira_fernandes.pdf5.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.