Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHMU3
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Carolina da Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Livia Maria Fraga Vieira | pt_BR |
dc.creator | Catia Pereira Fernandes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T09:03:57Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T09:03:57Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHMU3 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de Especialização em Múltiplas Linguagens na Educação Infantil realizou um estudo através de pesquisas bibliográficas e também do método de observação participante sobre as hipóteses que as crianças apresentam na construção da escrita em uma turma de 3 anos. O objetivo geral foianalisar estas hipóteses e como o professor pode fazer para avançar no processo de apropriação da língua escrita. Os objetivos específicos analisaram as metodologias e atividades utilizadas como estratégias neste processo e pontuou as possíveis intervenções. Os autores que contribuíram para este estudo foram: Emília Ferreiro (1985), Lev Vygotsky (1998), Magda Soares (1998) e Mônica Correia Batista (2010). Por motivo da minha pouca experiência com a faixa etária e porlimitação teórica, neste trabalho não foi realizado um plano de ação traçado anteriormente à realização da prática. Ao longo do ano de 2014 fui realizando atividades que possibilitaram nas crianças o desenvolvimento de muitas habilidades e capacidades que contribuíram para a aquisição do conhecimento sobre linguagem escrita. Essas atividades eram planejadas à medida que percebia as hipóteses dascrianças, seus interesses e necessidades. Na conclusão observei que a linguagem escrita não é adquirida e sim construída passo a passo pela criança e que a integração das diferentes linguagens é de grande importância para este processo de construção. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Hip | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Estudo das hipóteses que as crianças apresentam sobre a construção da escrita em uma turma de 3 anos. | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
c_tia_pereira_fernandes.pdf | 5.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.