Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHNJH
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dc.contributor.advisor1Sandro Vinicius Sales dos Santospt_BR
dc.contributor.referee1Erica Dumont Penapt_BR
dc.creatorClaudia Maria Bomfimpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T06:25:27Z-
dc.date.available2019-08-14T06:25:27Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHNJH-
dc.description.resumoEsta monografia teve como objetivo analisar as percepções das professoras do berçário sobre a criança cidadã: sujeito de direitos. Compreender como ocorrem as práticas pedagógicas e as interações entre as crianças e adultos no ambiente da Educação Infantil, a partir da perspectiva da garantia dos direitos das crianças e o seu reconhecimento como cidadã em consonância com as legislações nacionais vigentes e diretrizes do próprio município: a Constituição Federal de 1988 (CF/88), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI), as Proposições Curriculares para Educação Infantil de Belo Horizonte.A perspectiva teórica adotada é referente aos Estudos da Infância, buscando entender o significado ideológico da criança, o seu valor social e as visões sobre infância, compreendendo que a relação da criança com o adulto é um fato social e não natural ou biológico.Por meio do uso de instrumentos de produção de dados de pesquisa(observação e entrevistas) inseridos em uma abordagem qualitativa foi possível perceber os sentidos produzidos pelas docentes de uma turma de berçário sobre os bebês com os quais elas trabalham enquanto cidadãos de direito e como tais direitos fundamentavam as práticas pedagógicas. Percebeu-se uma distância entre a concepção das crianças enquanto sujeitos de direitos e as práticas pedagógicas (de cuidado e educação) planejadas pelas docentes. Nesta perspectiva, se os bebês são do ponto de vista do discurso consideradas pelas docentes como cidadãs, suas práticas revelam que inúmeros dos direitos dessas crianças são negados ou violados.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireitospt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectInfância Bebêspt_BR
dc.subjectCidadãpt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formação pt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherAlfabetização pt_BR
dc.subject.otherLetramento pt_BR
dc.titleCrianças como sujeitos de direitos: de que sujeitos falamos e de quais direitospt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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