Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHP6V
Type: Monografias de Especialização
Title: Práticas pedagógicas na educação infantil para desenvolver autonomia da criança com síndrome de down
Authors: Deusy Maria Rocha Saliba
First Advisor: Liberia Rodrigues Neves
First Referee: Ernesto Andres Anzalone Vazquez
Abstract: É notório nos tempos atuais falar e/ou debater acerca da inclusão de pessoas com deficiência nos ambientes escolares. Isso reflete o ideário do paradigma vigente ainda considerado recente. Atualmente, quando adentramos nas salas de aula de turmas regulares é possível observar a presença de alunos com deficiência. Esta tem sido uma realidade cada vez mais presente, atualmente alcançando a educação infantil, recentemente incorporada na educação básica. Diante do exposto, o objetivo dessa monografia é verificar se por meio de um projeto pedagógico de intervenção é possível trabalhar o desenvolvimento da autonomia na criança com Síndrome de Down (SD). O tema apresenta relevância pelo fato da SD ainda apresentar algumas dificuldades no processo de aprendizagem do aluno, bem como para o educador no que se refere às práticas pedagógicas mais cabíveis às suas peculiaridades. Para o alcance do objetivo proposto, a metodologia de pesquisa adotada foi a abordagem qualitativa com estratégia em estudo de caso. Concluiu-se que a autonomia de uma criança com SD pode ser desenvolvida a partir de um trabalho pedagógico elaborado que inclua jogos, brincadeiras e demais estratégias de interação e comunicação.
Subject: Down, Sindrome de 
Professores de ensino fundamental Formação 
Educação inclusiva 
Educação especial 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEHP6V
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
deusy_maria_rocha_saliba.pdf636.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.