Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELKMM
Type: Monografias de Especialização
Title: Acompanhamento pedagógico na Educação Infantil da Prefeitura de Belo Horizonte: uma visão panorâmica
Authors: Emanuela Soares de Melo Barbosa
First Advisor: Sandro Vinicius Sales dos Santos
First Referee: Joaquim Ramos
Abstract: Esta monografia buscou compreender os sentidos produzidos pelas acompanhantes pedagógicas na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte sobre o exercício desta função. A pesquisa assumiu como aporte teórico as discussões contemporâneas sobre a educação da criança de até cinco anos de idade e a discussão teórica e política do surgimento da Educação Infantil pública e de qualidade na Cidade de Belo Horizonte. Do ponto de vista metodológico, o estudo de abordagem qualitativa buscou compreender o ponto de vista de duas professoras para a Educação Infantil sobre sua atuação recente como Acompanhantes Pedagógicas de Equipes Regionais de Educação, por meio de entrevistas. Identificou-se que para além da visão de fiscal do ensino, as acompanhantes pedagógicas da Educação Infantil são também vistas como parceiras das instituições que acompanham, além de atender à inúmeros outras demandas que não são mensuráveis no momento de sua inserção nessa função. Elas devem ser profissionais que possuam: tolerância, respeito e cumplicidade com as instituições com as quais se relacionam, para citar alguns exemplos.
Subject: Professores de ensino fundamental Formação 
Educação e Estado Belo Horizonte
Orientação educacional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELKMM
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
emanuela_soares_de_melo.pdf480.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.