Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELKMM
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Acompanhamento pedagógico na Educação Infantil da Prefeitura de Belo Horizonte: uma visão panorâmica |
Authors: | Emanuela Soares de Melo Barbosa |
First Advisor: | Sandro Vinicius Sales dos Santos |
First Referee: | Joaquim Ramos |
Abstract: | Esta monografia buscou compreender os sentidos produzidos pelas acompanhantes pedagógicas na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte sobre o exercício desta função. A pesquisa assumiu como aporte teórico as discussões contemporâneas sobre a educação da criança de até cinco anos de idade e a discussão teórica e política do surgimento da Educação Infantil pública e de qualidade na Cidade de Belo Horizonte. Do ponto de vista metodológico, o estudo de abordagem qualitativa buscou compreender o ponto de vista de duas professoras para a Educação Infantil sobre sua atuação recente como Acompanhantes Pedagógicas de Equipes Regionais de Educação, por meio de entrevistas. Identificou-se que para além da visão de fiscal do ensino, as acompanhantes pedagógicas da Educação Infantil são também vistas como parceiras das instituições que acompanham, além de atender à inúmeros outras demandas que não são mensuráveis no momento de sua inserção nessa função. Elas devem ser profissionais que possuam: tolerância, respeito e cumplicidade com as instituições com as quais se relacionam, para citar alguns exemplos. |
Subject: | Professores de ensino fundamental Formação Educação e Estado Belo Horizonte Orientação educacional |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELKMM |
Issue Date: | 9-May-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
emanuela_soares_de_melo.pdf | 480.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.